- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Mirabeau e o senador

03/03/2009

OPINI?O

Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2009

Mirabeau e o senador

Ricardo V?lez Rodr?guez

A entrevista concedida pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ? revista Veja (18/2) ? um fato revelador da natureza da pol?tica brasileira. Nada do que o parlamentar disse, por?m, era desconhecido do grande p?blico.

Que Jos? Sarney ? uma raposa que manter? as coisas como est?o no Senado, atendendo aos seus compromissos clientel?sticos, disso todo mundo sabe; que o PMDB ? uma agremia??o fisiol?gica, n?o h? como neg?-lo; que a corrup??o n?o foi inventada pelo atual governo, mas que ? pr?tica consolidada na vida p?blica do nosso pa?s, ? li??o que at? as criancinhas sabem; que o PT rasgou a t?nica da virgindade pol?tica, logo ap?s o in?cio do primeiro mandato lulista, com o festival de falcatruas que deu ensejo ao mensal?o, ? meridiano como a luz do meio-dia; que o Brasil perdeu a oportunidade de, tendo um governo com amplo apoio popular, efetivar as reformas necess?rias, n?o h? como neg?-lo; que o Legislativo foi emasculado por um Executivo hipertrofiado e dono da bola da iniciativa legiferante, isso j? todos n?s sab?amos; que a pol?tica brasileira se tornou um festival de safadezas, em que os protagonistas cuidam, em geral, unicamente do seu, sem olhar para o bem do Pa?s, tamb?m ? mais do conhecido.

Ent?o, por que tanta celeuma em face da entrevista do senador? Por dois motivos, no meu entender.

Segundo motivo da celeuma causada pela entrevista: Lula, para manter o alto grau de popularidade, terminou corrompendo os eleitores de baixa renda, mediante uma pol?tica assistencialista escancarada, corporificada no programa Bolsa-Fam?lia.

Lula conseguiu a fa?anha de unificar o Pa?s numa ?nica classe, a dos dependentes do favor oficial.

Ricardo V?lez Rodr?guez ? coordenador do Centro de Pesquisas Estrat?gicas Paulino Soares de Sousa E-mail: rive2001@gmail.com



<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 435
Total: 3.918.833
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/