- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


CITRICULTOR PAULISTA DIVERSIFICA PRODUÇÃO E RESISTE À CRISE

04/03/2009

 

Jos? Maria Tomazela - O Estado de S.Paulo

 

Produtores de laranja do Estado de S?o Paulo, maior produtor nacional, est?o optando por reduzir os pomares e diversificar a produ??o para resistir melhor aos ciclos de crise do setor. Os investimentos est?o sendo direcionados para o controle sanit?rio e a melhoria na produtividade.

 

Os extensos pomares que caracterizavam as regi?es tradicionais em citros, como Araraquara, Limeira e Bebedouro, d?o lugar a pomares menores, entremeados por outras culturas. Ao mesmo tempo, se consolida o processo de migra??o da zona da laranja em dire??o ?s regi?es de clima temperado, como o sudoeste paulista.

 

 

 

 

Diversidade

 

 

 

 

em produ??o. Os ?ltimos plantios ocorreram no ano passado. Os pomares s?o altamente produtivos, chegando a 5 caixas de 40,8 quilos/p?, sendo que a m?dia estadual ? de 1,9 caixa/planta.

 

O agricultor Takao Hosinho, de Itapetininga, tamb?m decidiu apostar na citricultura, mas sem reduzir a ?rea de gr?os. Os 50 mil p?s de laranja foram plantados em terras antes ocupadas por pastagens.

 

No distrito de Holambra II, em Paranapanema, detentor de um variado menu de produtos que vai das flores ao algod?o, os agricultores encontraram no eucalipto e na laranja alternativas para ?reas de sequeiro, onde n?o ? poss?vel irrigar.

 

- 668 mil hectares era a ?rea plantada com laranja, em 2007, no Estado de S?o Paulo

- 300% foi o aumento no n?mero de novas plantas na regi?o sudoeste de SP nos ?ltimos 10 anos

- 55% foi a redu??o no n?mero de novas plantas no norte do Estado, antes tradicional regi?o citr?cola

 Foto - Antonio J?lio Junqueira de Queiroz

 

Data Edi??o: 04/03/09   

Fonte: Estad?o


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 560
Total: 3.922.129
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/