- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Ps de laranja sadios sero erradicados por causa do amarelo.

09/03/2009

Decis?o do Minist?rio da Agricultura ajudar? no combate ? doen?a.

Pela primeira vez p?s de laranja sadios ser?o erradicados para combater o avan?o do greening, conhecido como amarel?o. A decis?o ? do Minist?rio da Agricultura e, para que a medida seja aplicada, 700 novos fiscais v?o inspecionar os pomares atingidos pela praga. A regi?o de Araraquara ? a mais prejudicada pela doen?a em todo o Estado de S?o Paulo.

Em uma propriedade de Araraquara, por exemplo, a doen?a trouxe um grande preju?zo. Dos 80 mil p?s, 15 mil foram erradicados. A cada inspe??o, mais plantas recebem a marca??o, que significa a derrubada.

De acordo com os relat?rios apresentados no semestre passado pelos agricultores ? Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria, o amarel?o est? presente em metade das propriedades. Aproximadamente 1,2 milh?o de p?s foram erradicados no per?odo, 40% deles na regi?o de Araraquara.

Uma instru??o normativa do Minist?rio da Agricultura pretende derrubar as plantas sadias ou que ainda n?o apresentaram os sintomas da doen?a, caso o ?ndice de infesta??o no talh?o seja superior a 28%.

O produtor continua sendo respons?vel pela inspe??o e erradica??o. O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) tamb?m intensificar? a vistoria nas propriedades. Em caso de suspeita, engenheiros agr?nomos da defesa agropecu?ria ser?o chamados. Eles recolher?o amostras das plantas para fazer exames de laborat?rio.

Segundo a Associtrus, entidade que representa os produtores, deveria haver um ressarcimento para quem tiver que erradicar todo o talh?o, mas a normativa n?o prev? nenhuma indeniza??o. A parceria entre o Fundecitrus e a Defesa Agropecu?ria ser? formalizada nos pr?ximos dias. A fiscaliza??o come?ar? ainda este m?s.

Fonte: EPTV - www.eptv.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 754
Total: 3.918.196
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/