- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


A pior doença dos citros

09/03/2009

Em 2008, a Ag?ncia Goiana de Defesa Agropecu?ria (Agrodefesa) destruiu cerca de 8 mil mudas de laranja que entraram de forma clandestina no Estado. A destrui??o foi feita para evitar que o greening, doen?a grav?ssima que atinge os citros em geral, fosse introduzida em Goi?s. Ela chegou ao Brasil em 2004 e j? causou estragos em laranjais de S?o Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

A destrui??o de mudas clandestinas ? uma prova de que muitos citricultores goianos ainda n?o est?o conscientes da gravidade da doen?a, pois a principal forma de dissemina??o do greening ? por meio de mudas contaminadas.

'Essa ? a doen?a mais grave da citricultura mundial, por isso estabelecemos medidas que devem ser observadas pelos produtores', afirma a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, El?ria Alves Teixeira. A principal medida, diz, ? a aquisi??o de mudas dentro das normas estabelecidas.

Para a aquisi??o de mudas de outros Estados, ? preciso solicitar ? Agrodefesa uma autoriza??o de compra. O produtor deve informar de qual viveiro pretende comprar e a quantidade de mudas. A Agrodefesa verifica se o viveiro ? registrado no Minist?rio da Agricultura e no ?rg?o de defesa sanit?ria do Estado e se atende ? exig?ncia de ser protegido (telado).

El?ria Alves informa que a maior parte das mudas de citros plantadas em Goi?s ? importada e vem de S?o Paulo e Minas Gerais. As medidas preventivas tomadas pela Agrodefesa e tamb?m a fiscaliza??o nas barreiras sanit?rias, entretanto, n?o impedem a entrada de material propagativo clandestino. Por isso, ? grande o temor de que o greening chegue ao Estado.

'? s? uma quest?o de tempo', afirma o agr?nomo Almir Cavalcante Bastos Filho, que ? consultor para a produ??o de citros e tamb?m produtor de laranja no munic?pio de Palmeiras de Goi?s.

A coordenadora da Certifica??o Fitossanit?ria da Agrodefesa, Fernanda Faganello, explica que as medidas preventivas e repressivas s?o necess?rias, mas n?o infal?veis.

No caso do greening, h? um perigo a mais que outras doen?as e pragas dos citros. A bact?ria que o provoca tamb?m se hospeda na murta, planta ornamental utilizada em projetos paisag?sticos. A aquisi??o de mudas de murta tamb?m deve obedecer ?s normas da Agrodefesa.

Para denunciar material propagativo clandestino, ligue 0800-6461122.

Maria Jos? Braga


Fonte: O Popular

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 257
Total: 3.921.059
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/