- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Da altura deste Mirante, s vejo os ps!

12/03/2009

Paulo Sader

O in?cio do m?s n?o ? mais o mesmo! O pagamento dos sal?rios j? n?o tem o cond?o de alterar a demanda e os pre?os da laranja de mesa.

Na conjuntura econ?mica, quando as not?cias se sucedem de ruim para pior, as previs?es de desempenho da economia s?o revistas, o crescimento econ?mico muda para estagna??o ou recess?o, o que se espera ? mais desemprego e redu??o da renda da popula??o. Os progn?sticos n?o parecem muito alvissareiros para o mercado interno de laranja.
Se o presente n?o redime, o passado condena! Em 2008, o aumento de 5,8% no PIB da agropecu?ria foi puxado, sobretudo, pelo caf? (aumento na produ??o de 25%), cana-de-a?car (19,2%), milho (13,3%), soja (3,4%) e laranja (0,1%).

Os dados do ano e do quarto trimestre da laranja e da cana s?o coincidentes. Porque a safra de ambos est? concentrada no final do ano. Modest?ssima, mas n?o surpreendente, a contribui??o da citricultura. O que ser? do futuro?

E, se o assunto ? estat?stica, sa?ram, ontem, as proje?es para a corrente safra americana. Por elas, o suco congelado em Nova Iorque subiu durante a semana. A expectativa dos analistas era de divulga??o de mais uma queda; alguns projetavam at? menos 2 milh?es de caixas. O USDA, por?m, a despeito da pequena redu??o na produtividade de suco extra?do da variedade Val?ncia, manteve a estimativa de produ??o total da safra do Estado da Florida em 158 milh?es de caixas. ?gua fria em mais uma semana de sexta feira, 13.

Em posts passados e respectivos coment?rios, s?o freq?entes as refer?ncias e questionamentos ? uni?o de produtores e diversifica??o de seus mercados como mecanismos de incrementar a renda e permanecer na citricultura. Para cutucar, cito uma reportagem do site de ?O Mirante?, notici?rio portugu?s de nome sugestivo, de 11/03/09, com a seguinte constata??o: ?A grande for?a dos agricultores, h? 20/30 anos atr?s, era a for?a do associativismo. Reunidos em cooperativas ou associa?es, os agricultores vendiam os mel?es, as uvas, o tomate, o trigo e o milho e prosperavam. Hoje, o melhor exemplo foi o que se passou este ano com a laranja. Ficou toda nos pomares e a que se vendeu foi a um pre?o que nem d? para as despesas. Cada um faz pela sua vidinha.?

Por outro lado, para os que pensam na exporta??o de frutas como uma alternativa de comercializa??o, sem esquecer o aux?lio que o SEBRAE pode prestar, foi lan?ada, a Fruit & Log, Feira Internacional de Frutas e Derivados, Tecnologia de Processamento e Log?stica, que ser? realizada, em S?o Paulo, de 08 a 10/09/2009, pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em parceria com a Francal Feiras. Paralelamente ao evento, a Fruit & Log ter? um congresso internacional e palestras com temas atuais, rodadas de neg?cios e espa?os tem?ticos, sendo a difus?o de t?cnicas e novas tecnologias um dos pontos fortes do encontro. Entre os objetivos da feira est? dar contribui?es para o aprimoramento da produ??o, apresentar tecnologias de ?ltima gera??o de processamento, oferecer servi?os essenciais para o com?rcio, importa??o e exporta??o de produtos, melhorar os mecanismos de transporte e criar oportunidades de produ??o, neg?cios, log?stica e distribui??o de toda a cadeia de frutas, legumes, verduras e seus derivados. A conferir.

Fonte: www.agroblog.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 113
Total: 3.916.788
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/