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Karl Marx manda lembranças

20/03/2009

O que vemos n?o ? erro; mais uma vez, os Estados tentar?o salvar o capitalismo da a??o predat?ria dos capitalistas

AS ECONOMIAS modernas criaram um novo conceito de riqueza. N?o se trata mais de dispor de valores de uso, mas de ampliar abstra?es num?ricas. Busca-se obter mais quantidade do mesmo, indefinidamente. A isso os economistas chamam "comportamento racional". Dizem coisas complicadas, pois a defesa de uma estupidez exige alguma sofistica??o.
Quem refletiu mais profundamente sobre essa grande transforma??o foi Karl Marx. Em meados do s?culo 19, ele destacou tr?s tend?ncias da sociedade que ent?o desabrochava: (a) ela seria compelida a aumentar incessantemente a massa de mercadorias, fosse pela maior capacidade de produzi-las, fosse pela transforma??o de mais bens, materiais ou simb?licos, em mercadoria; no limite, tudo seria transformado em mercadoria; (b) ela seria compelida a ampliar o espa?o geogr?fico inserido no circuito mercantil, de modo que mais riquezas e mais popula?es dele participassem; no limite, esse espa?o seria todo o planeta; (c) ela seria compelida a inventar sempre novos bens e novas necessidades; como as "necessidades do est?mago" s?o poucas, esses novos bens e necessidades seriam, cada vez mais, bens e necessidades voltados ? fantasia, que ? ilimitada. Para aumentar a pot?ncia produtiva e expandir o espa?o da acumula??o, essa sociedade realizaria uma revolu??o t?cnica incessante. Para incluir o m?ximo de popula?es no processo mercantil, formaria um sistema-mundo. Para criar o homem portador daquelas novas necessidades em expans?o, alteraria profundamente a cultura e as formas de sociabilidade. Nenhum obst?culo externo a deteria.
Havia, por?m, obst?culos internos, que seriam, sucessivamente, superados e repostos. Pois, para valorizar-se, o capital precisa abandonar a sua forma preferencial, de riqueza abstrata, e passar pela produ??o, organizando o trabalho e encarnando-se transitoriamente em coisas e valores de uso. S? assim pode ressurgir ampliado, fechando o circuito. ? um processo demorado e cheio de riscos. Muito melhor ? acumular capital sem retir?-lo da condi??o de riqueza abstrata, fazendo o pr?prio dinheiro render mais dinheiro. Marx denominou D - D" essa forma de acumula??o e viu que ela teria peso crescente. ? medida que passasse a predominar, a instabilidade seria maior, pois a valoriza??o sem trabalho ? fict?cia. E o potencial civilizat?rio do sistema come?aria a esgotar-se: ao repudiar o trabalho e a atividade produtiva, ao afastar-se do mundo-da-vida, o impulso ? acumula??o n?o mais seria um agente organizador da sociedade.
Se n?o conseguisse se libertar dessa engrenagem, a humanidade correria s?rios riscos, pois sua pot?ncia t?cnica estaria muito mais desenvolvida, mas desconectada de fins humanos. Dependendo de quais for?as sociais predominassem, essa pot?ncia t?cnica expandida poderia ser colocada a servi?o da civiliza??o (abolindo-se os trabalhos cansativos, mec?nicos e alienados, difundindo-se as atividades da cultura e do esp?rito) ou da barb?rie (com o desemprego e a intensifica??o de conflitos). Maior o poder criativo, maior o poder destrutivo.
O que estamos vendo n?o ? erro nem acidente. Ao vencer os advers?rios, o sistema p?de buscar a sua forma mais pura, mais plena e mais essencial, com ampla predomin?ncia da acumula??o D - D". Abandonou as media?es de que necessitava no per?odo anterior, quando contesta?es, internas e externas, o amarravam. Libertou-se. Floresceu. Os resultados est?o a?. Mais uma vez, os Estados tentar?o salvar o capitalismo da a??o predat?ria dos capitalistas. Karl Marx manda lembran?as.

CESAR BENJAMIN

Folha de S Paulo


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