- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indústria deixa de renovar contratos com citricultores

11/04/2009

Ap?s uma queda de quase 10% no volume nas exporta?es de suco de laranja no ?ltimo ano, as ind?strias do setor diminu?ram sensivelmente o ritmo de comercializa??o da safra. De acordo com lideran?as do setor produtivo, cerca de 40% dos contratos ainda n?o foram renovados. Normalmente nesse per?odo do ano restam apenas de 10% a 15% da produ??o para ser vendida. A situa??o pode se agravar ainda mais dependendo do resultado das investiga?es que o Florida Citrus Mutual (FCM), entidade que representa 8 mil produtores da ind?stria de c?tricos da Fl?rida, iniciaram para verificar se processadoras brasileiras est?o praticando dumping.

14 a caixa, o que equivale a mais de US$ 6. Para garantir o financiamento da safra os citricultores est?o pedindo ao governo o penhor da produ??o como garantia dos financiamentos.

O setor como um todo passa por dificuldades de comercializa??o. A rela??o estoque e demanda da Fl?rida, nos Estados Unidos, segundo maior produtor mundial, perdendo apenas para o Brasil, cresceu 70,6% em 2008, gerando um enorme desequil?brio no mercado. De acordo com o Departamento de Citros da Fl?rida, o volume armazenado ? de mais de 620 milh?es de gal?es, o que corresponde a nove meses de abastecimento. Na contram?o do aumento dos estoques est? a acentuada queda na demanda mundial - cerca de 20% nos ?ltimos oito anos - que deprecia ainda mais os pre?os. Nos ?ltimos 12 meses, o pre?o do suco concentrado perdeu cerca de 45% do valor na Bolsa de Nova York.

Mesmo diante de um mercado retra?do, a LDC deve manter suas exporta?es em patamares acima de 200 mil toneladas, como vem registrando nos ?ltimos anos. A empresa tamb?m mant?m os investimentos previstos para o Pa?s, de R$ 550 milh?es entre 2008 e 2012.

O Brasil ? o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja, com a colheita de 450 milh?es de caixas de laranja e exporta??o de 350 milh?es de caixas, aproximadamente. Com cerca de 5 mil produtores, o Estado de S?o Paulo ? l?der nesse segmento. As ind?strias absorvem 80% da produ??o da regi?o.

 

Autor: Priscila Machado

Fonte: http://www.dci.com.br/


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 762
Total: 3.921.564
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/