- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


ANDEF analisa os resultados de resduos de agrotxicos, divulgados pela ANVISA

17/04/2009

A Anvisa, Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria, divulgou nesta quarta-feira, 15, em Bras?lia, os resultados do Programa de An?lises de Res?duos de Agrot?xicos (PARA), realizado anualmente pelo ?rg?o desde 2002. Das 1.773 amostras analisadas em 17 alimentos monitorados, a maioria foi considerada dentro da regularidade, e apenas 15,29% apresentaram condi?es insatisfat?rias de consumo, segundo a Anvisa.

De acordo com os dados, o produto que apresentou maior ?ndice de irregularidades foi o piment?o, com o uso de algum defensivo agr?cola n?o registrado para esta cultura. Por outro lado, algumas culturas registraram forte redu??o de uso indevido de defensivos agr?colas. A batata, que no primeiro ano de monitoramento do Programa apresentou um ?ndice de 22,2%, teve o n?vel reduzido para 2%. A banana, que chegou a apresentar ?ndice de 6,53% neste per?odo, fechou 2008 com incid?ncia de 1,03% de irregularidades. As culturas da manga, cebola e ma?? tamb?m apresentaram baixos teores de uso de agrot?xicos irregulares. O tomate, que apresentou em 2007 44,72% das amostras com res?duos de produtos acima do permitido, no ?ltimo ano o ?ndice caiu para 18,27%. Tamb?m arroz e feij?o alcan?aram resultados considerados satisfat?rios: 4,4% e 2,9%, respectivamente.

Jos? Otavio Menten, diretor-executivo da ANDEF, Associa??o Nacional de Defesa Vegetal, que participou do an?ncio do PARA a convite da ANVISA, afirmou, durante entrevista ? R?dio Bandeirantes, nesta tarde, que os resultados positivos do Programa refletem o esfor?o de todos os elos das cadeias produtivas. ?A ind?stria est? fazendo, com grande empenho, a sua parte. Tamb?m temos parceria com o Minist?rio da Agricultura, ?rg?os e associa?es agr?colas. Apenas em 2007, foram treinados pelas ind?strias de defensivos agr?colas mais de 870 mil produtores rurais?, afirmou Menten.

?A pesquisa mostrou que todos os setores envolvidos precisam ampliar as a?es de educa??o e treinamento, extens?o rural e assist?ncia t?cnica junto ao produtor rural, sobretudo com os pequenos agricultores?, afirma Luis Rangel, coordenador-geral de agrot?xicos da Secretaria de Defesa Agropecu?ria do MAPA. ? importante tamb?m ? acrescentou Menten ? que a pesquisa amplia os dados apresentados. ?Precisamos ter a rastreabilidade do produto para resolvermos o problema. No caso do piment?o, por exemplo, precisamos saber de onde veio o produto n?o-conforme para corrigir o procedimento de aplica??o do produto.

A ind?stria quer contribuir para a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos no pa?s?. Menten tamb?m criticou o uso por alguns agricultores, de produtos n?o registrados, que entram no pa?s ilegalmente. ?Quem utiliza produtos irregulares deve ser exclu?do da cadeia produtiva. A fiscaliza??o precisa ser freq?ente no campo, para que isso n?o ocorra?. O grande problema, finalizou, ? o uso de produtos n?o registrados para determinadas culturas. ?Precisamos agilizar o processo de um registro de produtos para as culturas de pequenos suporte fitossanit?rio?.

No artigo a seguir, Jos? Otavio Menten analisa a import?ncia do uso de tecnologias, como os defensivos agr?colas, e das a?es de educa??o e treinamento dos agricultores e trabalhadores do campo. ?A tecnologia, aliada ?s boas pr?ticas agr?colas, s?o a chave da sustentabilidade na agricultura?, afirma o diretor-executivo da ANDEF.

http://www.andef.com.br/2008/noticias.asp?numero=962

Assessoria de Comunica??o - ANDEF


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 416
Total: 3.918.814
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/