- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indstrias de suco de laranja criam associao

22/04/2009

Christian Lohbauer, ex-Abef, vai presidir nova entidade que reunir? as quatro grandes ind?strias de suco do Brasil

As quatro grandes ind?strias de suco de laranja que dominam as exporta?es brasileiras e mundiais do produto - as nacionais Cutrale, Citrosuco e Citrovita, al?m da m?lti francesa LD Commodities - decidiram criar uma nova entidade que as represente em suas demandas dom?sticas e internacionais.

Ainda sem nome definido e com estatuto a ser registrado nos pr?ximos dias, a associa??o que est? sendo criada ser? presidida por Christian Lohbauer, que j? deixou a diretoria executiva da Associa??o Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), onde permaneceu por tr?s anos.

Na frente dom?stica, o segmento enfrenta, por exemplo, investiga?es sobre uma suposta forma??o de cartel; no campo internacional, o fim da Abecitrus prejudicou, entre outros pontos, as negocia?es para a derrubada de barreiras que ainda oneram o suco brasileiro, como as sobretaxas cobradas nos Estados Unidos.

2005 a 2008, apenas a Cutrale permaneceu na entidade.

De janeiro a mar?o do ano passado, as exporta?es brasileiras de suco de laranja alcan?aram 488,2 mil toneladas e renderam US$ 430,1 milh?es, segundo dados da Secretaria de Com?rcio Exterior (Secex) compilados pelo Minist?rio da Agricultura. A receita recuou 15,1% em rela??o a igual intervalo do ano passado, em parte pelos baixos pre?os do produto no mercado internacional.

A participa??o do Brasil nas exporta?es globais de suco gira em torno de 80%. O principal concorrente do pa?s s?o os Estados Unidos, onde as ind?strias brasileiras mant?m ativos e representam pelo menos 30% da produ??o, al?m de acordos de fornecimento com grandes grupos fabricantes de bebidas como Coca-Cola e Pepsi.

A queda das cota?es internacionais du suco, como j? informou o Valor, decorre de uma demanda que se mais restrita com a multiplica??o de bebidas concorrentes, como ?guas com sabor, sucos prontos e n?ctares, mais variadas e baratas

Fonte: Valor Econ?mico


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 363
Total: 3.917.805
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/