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Defesa da concorrência e suco de laranja

04/05/2009

 

             

              Poder de mercado ? a capacidade que uma empresa tem de cobrar pelo seu produto um pre?o acima do seu custo de produ??o, sem ter suas vendas reduzidas por isso: quanto mais o pre?o do produto est? acima do custo de produ??o, maior o poder de mercado da empresa.

              Uma empresa monopolista, a ?nica a vender um produto ou servi?o num determinado mercado, obviamente tem total poder de mercado. Um exemplo disso s?o os medicamentos patenteados: enquanto durar a patente, ningu?m pode fabricar aquele rem?dio, e o laborat?rio poder? vender ao m?ximo pre?o poss?vel. Depois que a patente terminar, laborat?rios poder?o fabricar gen?ricos do rem?dio, e o poder de mercado do ex-monopolista se reduzir?.

              J? a produ??o de bens agr?colas ? um exemplo t?pico de mercado sem nenhum poder de mercado: produtores de laranja, cana-de-a?car, soja, milho, tomate, etc., nunca conseguem colocar o pre?o que desejam para seus produtos, por isso s?o obrigados a seguir o pre?o que o pr?prio mercado determina. H? tr?s motivos para isso:

1.      Existem ?infinitos? produtores: cada um exerce uma interfer?ncia nula no mercado, sem nenhuma capacidade de influenciar no pre?o;

2.      Produzem um produto homog?neo. De modo geral, a laranja produzida em Bebedouro ? igual ? produzida em Limeira, e n?o haveria nenhuma raz?o para a de Bebedouro custar mais caro ou mais barato;

3.      N?o existem barreiras ? entrada nos mercados agr?colas. Numa situa??o em que o pre?o do produto est? alto, muitos produtores seriam atra?dos para o setor, o que aumentaria a oferta do produto, e derrubaria o pre?o no momento seguinte.

              Dessa forma, produtores agr?colas sempre ficam na depend?ncia do pre?o que o mercado pagar?, quase nunca conseguir?o cobrar muito acima do seu custo de produ??o.

              No caso do mercado de laranja, h? um fator adicional: o mercado de suco de laranja, do qual os produtores s?o fornecedores, ? concentrado nas m?os de apenas cinco empresas. ? o que chamamos de oligops?nio: um mercado com poucos compradores (com alto poder de mercado) e muitos vendedores (com nenhum poder de mercado).

              ? uma situa??o bastante curiosa, onde quem tem o poder de ditar o pre?o ? quem compra, e n?o quem vende, mas que traz os seguintes preju?zos ? economia: 1. Transfere lucros dos produtores de laranja para a ind?stria de suco; 2. Desarticula o mercado de laranja, desestimulando a produ??o da fruta; 3. Inibe a concorr?ncia no pr?prio mercado de suco, pois as empresas, cada vez mais fortalecidas, dificultar?o a entrada de concorrentes, que poderiam baratear o suco pronto, para o consumidor.

em cooperativas. Agora, quando as empresas passam a combinar a?es e formar cart?is, a situa??o se torna ilegal, e cabe ao governo coibir essa pr?tica, por meio das leis de defesa da concorr?ncia.

Cr?dito: Jornal Impacto

             Bebedouro-SP


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