- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Regio de Cana e Laranja penam com recesso.

13/05/2009

Primeiro bimestre foi o pior da d?cada na gera??o de vagas nas 10 maiores cidades

Desempenho melhora em rela??o a janeiro, mas total de vagas fechadas chega a 771; no pa?s, foram criados 9.179 empregos
LUCAS REIS - DA FOLHA RIBEIR?O

Enquanto a economia brasileira reage e volta a abrir postos de trabalho com carteira assinada, a regi?o de Ribeir?o Preto caminha no sentido contr?rio. As dez maiores cidades da regi?o tiveram o pior primeiro bimestre da d?cada na gera??o de vagas formais, segundo dados do Minist?rio do Trabalho e Emprego divulgados ontem.
Desde que o minist?rio passou a compilar os n?meros por munic?pio, em 2000, nunca houve tantas vagas fechadas na regi?o. Nos dois primeiros meses deste ano, foram 2.661 vagas cortadas. No mesmo per?odo de 2008, a regi?o teve saldo de 7.619 empregos com carteira assinada criados.
O desempenho de fevereiro foi melhor que o de janeiro, mas ainda mostra os reflexos da crise global, j? que o comportamento do m?s passado foi o pior, para o m?s, da d?cada. Foram fechadas 771 vagas nas dez maiores cidades da regi?o, contrariando o desempenho do pa?s, que apresentou saldo positivo de 9.179 empregos com carteira assinada, ap?s tr?s meses seguidos de queda.
Janeiro tamb?m j? havia sido o pior da d?cada, com o fim de 1.890 vagas na regi?o.
Bebedouro e Mat?o tiveram os piores desempenhos da regi?o, com cortes de, respectivamente, 2.013 e 1.301 empregos. A explica??o est? nas dificuldades pelas quais passa a citricultura, principal atividade econ?mica da microrregi?o.
"A citricultura est? numa fase dif?cil j? h? algum tempo. O fechamento da Citrosuco [em fevereiro] agravou o cen?rio, pois provocou uma rea??o em cadeia no setor", disse o presidente da Associtrus (Associa??o Brasileira de Citricultores), Fl?vio Viegas.
Nos dois munic?pios, o setor que mais cortou vagas foi o da agricultura, sendo 1.704 em Bebedouro e 1.301, em Mat?o. "A ?ltima safra foi pequena e isso encerrou as atividades em fevereiro. Por isso, os cortes na agropecu?ria foram t?o contundentes", disse Viegas.
Do outro lado, Franca mostra recupera??o pelo segundo m?s consecutivo. Fechou fevereiro com saldo positivo de 1.549 vagas, 29,9% a mais que em fevereiro do ano passado. Do total, 1.320 foram criadas na ind?stria, sendo 1.260 delas no setor cal?adista.
"? o segundo m?s positivo, o que nos faz crer em boa recupera??o. O setor est? reagindo. Se continuarmos nesse ritmo, vamos recuperar boa parte dos quase 9.000 funcion?rios demitidos em dezembro", disse o presidente do Sindifranca (Sindicato da Ind?stria de Cal?ados de Franca), Jos? Carlos Brigag?o do Couto.
Em dezembro, as ind?strias do polo cal?adista registraram a perda de 8.821 vagas com carteira assinada, um dos maiores tombos da hist?ria do setor no munic?pio. No entanto Couto disse temer que a rea??o pare em abril, quando cessa o per?odo de contrata?es.
Araraquara e S?o Carlos tamb?m tiveram desempenhos negativos, motivados por cortes em agropecu?ria e ind?stria. Em Ribeir?o, houve saldo positivo de 607 vagas, bem abaixo das 1.489 criadas em fevereiro de 2008. O setor de servi?os foi o respons?vel pela abertura de vagas. (Folha de S. Paulo)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1424
Total: 3.907.887
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/