- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretaria da Agricultura divulga estimativa da safra.

20/05/2009
S?O PAULO DIVULGA 1? ESTIMATIVA DA SAFRA DE LARANJA E OUTRAS A??ES PARA O SETOR


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo prepara um conv?nio com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para levantamento e divulga??o da safra de laranja para o Pa?s e organiza um grupo de trabalho com o objetivo de dar maior transpar?ncia nos dados do setor. Tamb?m apresenta a primeira estimativa da safra agr?cola (2008/2009) e safra industrial (2009/2010), realizada em fevereiro, por meio do Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati), ?rg?os da Secretaria, que aponta uma produ??o em torno de 352 milh?es de caixas (40,8 quilos). Desse total, a laranja destinada ? ind?stria representa cerca de 81%, ou seja, 284,59 milh?es de caixas. O total da produ??o inclui tamb?m laranja para mesa e a fruta oriunda de pomares dom?sticos.

MEDIDAS - O conv?nio com a Conab est? sendo finalizado para levantamento da safra de caf? e ter? um aditivo para laranja e cana. A Secretaria de Agricultura e seus ?rg?os ficar?o respons?veis pela amostragem, levantamento (coleta de dados em campo), an?lise cr?tica e as institui?es se re?nem para an?lise e fechamento dos n?meros.

Al?m disso, devido ? dificuldade de entrada dos t?cnicos da Secretaria para coleta de dados em algumas propriedades de citros, a Pasta estuda dispositivos para que haja colabora??o na obten??o e transpar?ncia dessas informa?es. ?Nos Estados Unidos, o propriet?rio ? obrigado a oferecer o dado e abrir a sua fazenda para a coleta de informa?es pelos ?rg?os de estat?sticas oficiais do Governo. Estudamos algo parecido para o Estado de S?o Paulo?, afirma o secret?rio de Agricultura, Jo?o Sampaio.

SAFRA - A ?rea deve permanecer est?vel, em torno de 723,91 mil hectares. Segundo os pesquisadores do IEA, embora esteja ocorrendo erradica??o de pomares devido ao greening, h? plantios novos nas regionais ainda livres ou pouco atacadas por doen?as, como Itapeva, Avar?, Botucatu, Mogi Mirim, Ourinhos e Orl?ndia.

Por conta das condi?es clim?ticas adversas nas ?pocas cr?ticas ao desenvolvimento dos pomares e menos tratos culturais, o rendimento esperado para a presente safra agr?cola (1,84 caixas por p?) dever? ser de 1,6% menor, comparativamente a 2007/08. Esse percentual indica uma perda de 0,03 caixas de 40,8 quilos por p? de laranja. O volume total de produ??o esperado ? de 352,57 milh?es de caixas de 40,8 quilos, com diminui??o de 0,6% ao obtido no ano agr?cola anterior. Ressalta-se que o volume ora disponibilizado, por natureza do levantamento, inclui laranja destinada ? ind?stria, ? mesa e a fruta oriunda de pomares dom?sticos, como tamb?m da quantidade perdida que, por ventura, tenha ocorrido nos pomares.

Do volume a ser colhido na presente safra agr?cola, estima-se, com base em informa?es locais, ao redor de 81% ser? destinada ? ind?stria, ou seja, 284,59 milh?es de caixas de laranja. As regionais de Barretos, Araraquara, S?o Jo?o da Boa Vista, Jaboticabal, Limeira, Mogi Mirim e S?o Jos? do Rio Preto concentram aproximadamente 60% da produ??o para moagem.

Por outro lado, as regionais de Jales, S?o Jo?o da Boa Vista, Jaboticabal, Limeira, Barretos e Ja? convergem para a laranja de mesa, somando aproximadamente 60% do volume estadual com essa finalidade, de um total de 67,97 milh?es de caixas de 40,8 quilos.

O recente Censo Agropecu?rio Paulista, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Projeto Lupa, trouxe informa?es de densidade de plantio para a cultura da laranja. Nota-se que, nas regi?es consideradas novas para a laranja a densidade de plantio chega a 561 p?s por hectare ante os 320. Entretanto, nas regionais contempladas como tradicionais essa rela??o ? menor. Para o Estado de S?o Paulo chega-se, em m?dia, a 346 p?s por hectare.

O pr?ximo levantamento para a safra de laranja ocorre em abril, quando os frutos est?o mais expostos e pode-se alcan?ar uma melhor estimativa de produ??o. A previs?o de safra para a cultura da laranja ? realizada cinco vezes ao ano, nos meses de fevereiro, abril, junho, setembro e novembro para acompanhar o desenvolvimento vegetativo dos pomares.

INFORMA??ES:
Assessoria de Comunica??o
Tel.: 11 5067-0069 - www.agricultura.sp.gov.br
Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimar?es

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 524
Total: 3.922.093
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/