- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


>Estimativa da Secretaria, para valer?

25/05/2009

13/05/2008
Secret?rio admite revis?o na previs?o da safra da laranja!

Sobre a safra de laranja, anunciada na semana passada pela secretaria de agricultura e que se diferenciou tanto das expectativas dos produtores quanto da ind?stria, Sampaio disse que n?o est? descartada uma corre??o nos n?meros na pr?xima estimativa. ?Podemos estar usando metodologias diferentes dos produtores e das ind?strias e formas diferenciadas de analisar a produtividade por ?rvore?, disse o secret?rio.

Fonte: AE (Ag?ncia Estado)

Fonte: Folha de S.Paulo - 01/09/2008 -
Secretaria da Agricultura ? impedida de entrar nas fazendas das industrias.

N?O CONFI?VEIS - O maior produtor mundial de laranja tem estat?sticas bastante desencontradas. Embora h? algum tempo haja uma busca para a centraliza??o e a uniformiza??o desses n?meros, n?o h? avan?os.

PORTEIRA FECHADA - O mais recente epis?dio que mostra esses desencontros ? a tentativa da Secretaria paulista de Agricultura em fazer novo levantamento da safra. Encontrou as porteiras das fazendas das ind?strias de suco fechadas para a pesquisa, apesar de dois of?cios do secret?rio pedindo a libera??o, diz a Agricultura.

IMPRESCIND?VEL - O levantamento de safra nas planta?es das ind?strias ? importante porque est? havendo a verticaliza??o da produ??o. Embora n?o haja estat?sticas oficiais, cerca de 35% da moagem de laranja vem dos pomares das ind?strias ou de contratos de longu?ssimos prazos.

PORTEIRAS ABERTAS - Algumas empresas discordam da Secretaria de Agricultura. A Louis Dreyfus disse que "a entrada nos pomares pr?prios de laranja, para estimativa de safras, est? e sempre esteve franqueada aos t?cnicos da Secretaria de Agricultura e da Fundecitrus".

DOM?NIO P?BLICO - J? a Citrovita afirma que "fornece para o Estado as informa?es que s?o de dom?nio publico referentes a suas opera?es". A Cutrale n?o quis se manifestar e a Citrosuco n?o respondeu ? Folha.

Fontes: Valor Econ?mico eGazeta Mercantil 19/12/2008

O Instituto de Economia Agr?cola (IEA), vinculado ? Secretaria da Agricultura de S?o Paulo, ajustou para baixo, de forma inexpressiva, sua previs?o para a produ??o de laranja do Estado nesta temporada 2008/2009.

A Secretaria de Agricultura do Estado de S?o Paulo informou que o levantamento amostral realizado foi invalidado, porque 28,7% das unidades de produ??o agropecu?ria (UPAs) impediram a apura??o dos t?cnicos.

Dada a import?ncia dessas UPAs na composi??o da produ??o paulista, mostrou-se invi?vel a ado??o dessa metodologia, conforme o levantamento divulgado pelo Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e pela Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati).

Assessoria de Comunica??o Secretaria da Agricultura

Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimar?es

www.agricultura.sp.gov.br

SP: SAFRA DE LARANJA PARA IND?STRIA APONTA 306 MILH?ES DE CAIXAS

Ap?s revis?o dos n?meros para a safra agr?cola de laranja 2007/2008 e safra industrial 2008/2009, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo informa uma produ??o de 306 milh?es de caixas (40,8 quilos) destinadas ? ind?stria e de 54 milh?es de caixas (40,8 quilos) para mesa.

Esses resultados foram obtidos por meio de m?todo subjetivo, que consiste nas informa?es fornecidas pelos t?cnicos das casas de agricultura de cada um dos 645 munic?pios do Estado de S?o Paulo (?censo de munic?pios?).

Da primeira divulga??o, ocorrida em maio de 2008, houve esfor?o complementar dos t?cnicos e pesquisadores das institui?es envolvidas - Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati) - para dirimir as d?vidas que surgiram ? ?poca sobre a conformidade das estimativas com a realidade no campo. Os entendimentos sobre a unidade de produ??o declarada (peso da caixa) e de produ??o exclusiva de laranja (e n?o de citros) foram os fatores explicativos das diferen?as entre os dois resultados estimados.

Al?m da an?lise de consist?ncia para as informa?es subjetivas, foi realizado um levantamento amostral (m?todo objetivo) que, infelizmente, n?o pode ser validado quanto aos resultados obtidos, devido ? recusa de 28,7% das unidades de produ??o agropecu?ria (UPAs). Dada a import?ncia dessas UPAs na composi??o da produ??o paulista, mostrou-se invi?vel a ado??o dessa metodologia.

Conclus?o Associtrus.

Infelizmente os mesmos erros daestimativa de safra do ano passado permanecem, pois o "M?todo utilizado pelas Casas da Agricultura/CATI ? subjetivo", quase 30% das UPAs, Unidade de Produ??o Agropecu?ria n?o ? obtida, devido ? recusa das Ind?strias n?o permitirem a entrada da Secretaria em suas propriedades.

Portanto a estimativa apresentada nesta semana pela Secretaria deve ser desconsiderada, pois a mesma s? ajudar? a piorar a situa??o do produtor, que aguarda a venda de sua safra, que considerando estes n?meros, s? ajudar?a ind?stria a nos impingir pre?os ainda mais escandalosos.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 417
Total: 3.918.815
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/