- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Incidência de greening aumenta 30% no Estado de São Paulo

02/06/2009

 

O n?mero de talh?es com sintomas do greening no parque citr?cola do Estado de S?o Paulo aumentou 30% neste ano se comparado ao ano passado, de acordo com levantamento amostral da doen?a, realizado em mar?o e abril pelo Fundecitrus. Mais informa?es em anexo.

 

O n?mero de talh?es com sintomas do greening no parque citr?cola do Estado de S?o Paulo aumentou 30% neste ano se comparado ao ano passado, de acordo com levantamento amostral da doen?a, realizado em mar?o e abril pelo Fundecitrus.

 

No ano passado, a doen?a estava presente em 17,8 mil talh?es e, neste ano, em 23 mil. O levantamento amostral de greening foi realizado por 250 inspetores, que percorreram 96 mil talh?es, inspecionando 10% das ?rvores. O trabalho foi executado com recursos financeiros do Fundecitrus.

 

De acordo com o gerente t?cnico da institui??o, C?cero Augusto Massari, o greening ? uma doen?a que precisa de manejo adequado, mas muitos citricultores ainda n?o est?o adotando as medidas necess?rias nos termos da legisla??o vigente. ?A erradica??o n?o est? sendo adotada como deveria e, por isso, a ocorr?ncia do greening aumentou?, afirma.

 

A Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria (CDA) da Secretaria da Agricultura do Estado de S?o Paulo realizou a fiscaliza??o das propriedades citr?colas no mesmo per?odo em que o levantamento amostral de greening foi feito. O objetivo desse levantamento ? auditar o processo de inspe??o e erradica??o de plantas sintom?ticas que o citricultor vem executando. Segundo Geysa Pala Ruiz, gerente do programa de combate ao greening da Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria, a ideia ? analisar se o produtor vem cumprindo a nova Instru??o Normativa (IN 53).

 

A nova legisla??o exige no m?nimo quatro inspe?es anuais e a entrega de dois relat?rios durante o ano. Por?m, se a incid?ncia da doen?a for alta na regi?o e na propriedade, quatro vistorias n?o ser?o suficientes. ?A CDA est? avaliando se o produtor faz inspe?es adequadas e, se isso n?o estiver acontecendo, vamos prosseguir com a elimina??o das plantas sintom?ticas?, diz Geysa.

 

O produtor que n?o erradicar as plantas antes da fiscaliza??o da CDA ser? penalizado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo com uma multa que varia de 501 a 3500 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de S?o Paulo) ? de R$ 7.940,85 a R$ 55.475,00.

 

 

Greening em n?meros

 

23 mil talh?es contaminados do total de mais de 96 mil fiscalizados

 

 Regi?o Sul ? a mais afetada

 

36% de talh?es contaminados com greening

1,23% de plantas doentes

 

 Regi?o Central

 

33,1% de talh?es com a doen?a

Continua sendo a regi?o que concentra maior quantidade de ?rvores com sintomas (1,35%) e tamb?m munic?pios com maior incid?ncia de greening

 

 Regi?o Oeste

 

10% de talh?es contaminados

0,06% de plantas sintom?ticas

 

 Regi?o Norte

 

3,67% de talh?es com a doen?a

0,03% de ?rvores com sintomas

 

 Regi?o Noroeste

 

0,10% de talh?es com greening

0,0008 de ?rvores doentes

 

Fonte ? Sanicitrus

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 240
Total: 3.921.042
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/