- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Nova entidade busca melhorar a imagem da indústria de suco

04/06/2009

Nova entidade busca melhorar a imagem da ind?stria de suco

Fernando Lopes, de S?o Paulo
03/06/2009

Presidida por Christian Lohbauer, ex-diretor-executivo da Associa??o Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), a entidade sucede a Associa??o Brasileira dos Exportadores de C?tricos (Abecitrus), que perdeu representatividade nos ?ltimos anos e foi aposentada em 2008 - ainda que por quest?es jur?dicas continue a existir no papel.

Foram diverg?ncias entre as fundadoras da nova associa??o (Cutrale, Citrosuco, Citrovita e Louis Dreyfus Commodities) que levaram ao fim da Abecitrus, e as rela?es entre elas (todas com base em S?o Paulo) e parte de seus fornecedores de laranja v?o de mal a pior, em virtude das disputas sobre o pre?o pago pela fruta entregue para processamento.

S?o os citricultores reunidos na Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus), sediada em Araraquara (SP), que concentram os pedidos de acelera??o das investiga?es sobre a suposta forma??o de cartel.

Problem?ticas desde sempre, as rela?es entre ind?strias e produtores se esgar?ou com a forte queda das cota?es internacionais do suco de laranja nos ?ltimos anos, provocada, sobretudo, por uma queda estrutural da demanda em mercados como Estados Unidos e Europa.

Nos EUA, a retra??o do consumo entre 2001 e 2008 foi de 29%; na Europa, de 10%. Tais redu?es determinaram uma baixa da demanda global (incluindo a ?sia) de 17% no intervalo em quest?o. O tombo costuma ser explicado pela dissemina??o de concorrentes como n?ctares e sucos prontos, mais baratos e variados.

Contra essa tend?ncia as grandes empresas brasileiras passaram a apostar na exporta??o do suco n?o concentrado de laranja (NFC, na sigla em ingl?s). O produto exige mais aportes em log?stica, j? que ocupa espa?o seis vezes maior que o tradicional suco concentrado e congelado, mas conta com demanda mundial mais firme.

1 a libra-peso, longe do recorde de US$ 2,0665 de dezembro de 2006, decorrente de danos causados por furac?es ? oferta da Fl?rida, cujo parque citr?cola s? ? menor que o paulista.

2006 a 2009.

Na Abef aprendeu a lidar com as diverg?ncias entre os exportadores de carne de frango, experi?ncia que leva na bagagem para domar as ind?strias de suco, tradicionalmente pouco transparentes, nada afeitas a esclarecimentos p?blicos e de uns tempos para c? sempre preocupadas com a repercuss?o de seus encontros nas autoridades antitruste. Na nova associa??o, cada uma das grandes ter? um representante no conselho, e todas escolheram seus diretores jur?dicos para a tarefa.

Afora quest?es comerciais como as barreiras ao suco nos EUA - que resistem apesar de as empresas brasileiras dominarem boa parte da produ??o americana -, Lohbauer pretende construir uma agenda para destacar as qualidades de um segmento que domina 80% das exporta?es globais.

Al?m de avan?os agron?micos na produ??o de laranja, a evolu??o tecnol?gica das f?bricas paulistas e a log?stica de transporte e distribui??o at? os principais mercados consumidores ter?o aten??o especial.

Fonte: Valor Econ?mico


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 893
Total: 3.922.462
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/