- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Associtrus quer arrendar a fbrica da Citrosuco

10/06/2009

a experi?ncia da Frutesp, de propriedade de uma cooperativa de agricultores.

O presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, lidera um grupo de 40 produtores de laranja interessados em arrendar a f?brica da Citrosuco, em Bebedouro, fechada desde fevereiro.

A proposta foi entregue ao governador Jos? Serra (PSDB), dentro de uma pauta de reivindica?es de a?es governamentais para melhorar o setor citr?cola. A proposta ? inspirada na antiga Frutesp, ?nica ind?stria de suco do Estado de S?o Paulo de propriedade de citricultores, que foi vendida em 1993. Viegas quer oferecer alternativa para os produtores e para os trabalhadores. Viegas diz que os 40 citricultores podem fornecer dois milh?es de caixas de laranja, mas ser?o necess?rios 10 milh?es de caixas. O l?der ruralista foi por 18 anos diretor industrial e respons?vel pelo desenvolvimento tecnol?gico da Frutesp, que figurava entre as cinco maiores do setor na d?cada de 1980. Aumenta a pressa no arrendamento, a not?cia de que o Grupo Fischer transfere, gradativamente, parte dos equipamentos para a f?brica Citrosuco de Mat?o. Sinal de que o fechamento pode n?o ser tempor?rio, como anunciado durante a dispensa dos trabalhadores, em fevereiro. De acordo com Viegas, os produtores querem apenas que o governador interfira junto ao Grupo Fischer para intermediar a negocia??o. ?Estamos dispostos a buscar financiamento no BNDES e junto a outros agentes financeiros para conseguir os recursos necess?rios para tocar a f?brica. N?o queremos nada de m?o beijada?, explica. Nos c?lculos de Viegas, se o governo mostrar interesse em ajudar, outros citricultores se unir?o ao grupo e em pouco tempo haver? fruta suficiente para fazer a f?brica funcionar.

Apoio ? proposta

Quando criaram a Frutesp, nos anos 70, a partir de uma ind?stria falida, citricultores liderados por Walter Ribeiro Porto (in memorian) deram suas propriedades em garantia.

A Coopercitrus-Frutesp chegou a ter dois mil fornecedores e pagava os melhores pre?os pela laranja.

Diretor da Coopercitrus, Jo?o Pedro Matta, define a proposta de arrendamento: ?? uma ?tima id?ia?. Ele observa que os citricultores ter?o uma empresa em melhores condi?es. ?Em 1975, tivemos que gastar para fazer reparos e comprar equipamentos?.

Segundo Matta, at? o fechamento, a Citrosuco estava em boas condi?es e com tecnologia para produ??o de suco de alta qualidade. Matta diz que aceitar? participar do movimento se

for chamado. ?E vou indicar outros produtores para aderirem ? proposta?.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, Jos? Oswaldo Junqueira Franco, tamb?m se coloca ? disposi??o da Associtrus para trazer mais apoiadores. ?Tem muito citricultor desesperado com o descaso das ind?strias que n?o est?o colhendo a fruta, que chega a apodrecer?, lamenta. Franco alerta, no entanto que os produtores devem se preparar tamb?m para os percal?os de uma gest?o. ?O mercado de suco ? muito bom, mas tem seus ciclos. A Frutesp foi vendida precitadamente num per?odo de queda moment?nea das exporta?es?.

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 739
Total: 3.919.949
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/