- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores querem interveno do governo no mercado de citros

11/06/2009

Descapitalizados, citricultores querem o estabelecimento de um pre?o m?nimo de comercializa??o e o ressarcimento por plantas erradicadas pelo greening.

Reunidos em Artur Nogueira, cerca de 150 citricultores da cidade e da regi?o metropolitana de Campinas, prestigiaram a palestra do presidente do conselho da Associtrus, Renato Queiroz, ter?a-feira (9). O convite, feito por Luis Rodrigo de F?veri, objetivou chamar a aten??o dos produtores para a realidade do mercado citr?cola brasileiro e internacional. ?A palestra foi extremamente importante para alertar o produtor sobre a realidade do mercado. Muitas vezes eles ficam apenas com a vers?o da ind?stria e n?o sabem como as coisas funcionam. A partir do contato com a Associtrus eles puderam entender os mecanismos de forma??o de pre?o e descobriram que a laranja vale muito mais do que o valor do suco concentrado, afinal h? v?rios subprodutos extra?dos da fruta?, diz Luiz Rodrigo de Faveri.

A valoriza??o do NFC chamou a aten??o para o enriquecimento das ind?strias e o empobrecimento dos produtores. ?Hoje o NFC corresponde a 43% do faturamento das ind?strias e o produtor n?o ganha nada a mais por isto. Precisamos rever os conceitos utilizados para nossa remunera??o e exigir o respeito que merecemos?, observa Renato Queiroz.

A interven??o do governo no setor ? fundamental para a reestrutura??o das rela?es entre ind?strias e produtores. ?Exigimos que o governo, considerando nossa import?ncia para o agroneg?cio brasileiro, estabele?a um pre?o m?nimo de comercializa??o. Queremos e merecemos mais respeito. Tamb?m precisamos ser ressarcidos pelas plantas erradicadas pelo greening, afinal estamos sendo obrigados a nos desfazer de um bem sem receber nada em troca?, desabafou um citricultor.

O conselheiro da Associtrus, Marcos Rosolen frisou a import?ncia da uni?o dos produtores. ?Precisamos nos unir em associa?es como a Associtrus, que defende verdadeiramente nossos direitos, e cobrar a?es efetivas em prol da manuten??o da nossa atividade profissional. O pre?o que estamos recebendo das ind?strias ? uma vergonha?, disse.

Muitos ficaram surpresos ao perceber que o crescimento das ind?strias ? constru?do a partir do empobrecimento da classe produtiva. ?Muitos sabiam apenas da vers?o da ind?stria e aceitavam os valores pagos por considerar justa a rela??o entre o pre?o do suco concentrado e o pre?o pago pela laranja. Agora, eles sabem que o valor da fruta vai muito al?m do suco concentrado. A palestra serviu para dar esclarecimentos oportunos aos citricultores da regi?o de Artur Nogueira que, ali?s, se interessaram muito pelo trabalho da Associtrus?, diz o conselheiro Oscar Muller.

A aproxima??o da Associtrus com a Associa??o dos Produtores Rurais de Artur Nogueira e o Sindicato de Produtores de Mogi Mirim promete criar um novo p?lo de representatividade da classe produtiva citr?cola dentro do Estado. ?Vamos estreitar nossas rela?es e levar cada vez mais informa?es para aquela regi?o a partir de parcerias?, observa Renato. ?Vamos dar respaldo ao trabalho da Associtrus a partir da disponibilidade da associa??o?, finaliza Luiz Rodrigo.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 151
Total: 3.918.549
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/