- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretaria da Agricultura toma atitudes na Citricultura!

25/06/2009
GOVERNO DO ESTADO DE S?O PAULO
SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
GABINETE DO SECRET?RIO

CITROS EM SP: SECRETARIA ANUNCIA MEDIDAS NO CONTROLE E SEGURO PARA CANCRO C?TRICO

Com a redu??o dos ?ndices estaduais de infesta??o de cancro c?trico nos pomares paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento toma algumas novas medidas no controle da doen?a. Por meio de resolu??o assinada pelo secret?rio Jo?o Sampaio, o m?todo para elimina??o da planta ou plantas contaminadas com cancro seguir? a resolu??o 291 da Canecc (Campanha Nacional de Erradica??o do Cancro C?trico), do Minist?rio da Agricultura, a qual prev? a erradica??o da planta doente e das demais num raio de 30 metros.

?Depois de quase uma d?cada de uma legisla??o restritiva, os ?rg?os de Defesa Agropecu?ria do Estado, num trabalho conjunto com os citricultores, conseguiram ter os menores ?ndices de infesta??o da doen?a no Pa?s e, com isso, podemos seguir a legisla??o federal que ? menos restritiva?, afirma o secret?rio. At? hoje, o Estado de S?o Paulo tamb?m previa, al?m dos 30 metros de raio, que, uma vez, ultrapassado o percentual de 0,5% de infesta??o do talh?o (parte do pomar cujo n?mero de plantas depende do tamanho total) era obrigat?ria a erradica??o de todas as plantas do talh?o.

Na medida, a Secretaria prev? a realiza??o de estudos e monitoramento da incid?ncia de cancro c?trico, com o objetivo de avaliar a efici?ncia desses procedimentos pelas ?reas de pesquisa e defesa agropecu?ria. ?Essa nova medida cobra do citricultor ainda mais envolvimento no manejo sanit?rio do pomar, porque temos de continuar com os ?ndices em baixa em todo o Estado?.  

Al?m da resolu??o do cancro, a Secretaria tamb?m finaliza um projeto para implantar a subven??o do seguro contra as pragas de cancro c?trico e greening. ?? um projeto pioneiro no mundo e que est? exigindo estudos complexos pela ?rea t?cnica e jur?dica da Secretaria. O seguro atender? principalmente os pequenos e m?dios produtores. Esperamos colocar em opera??o ainda neste segundo semestre?, explica Sampaio.

A Secretaria tamb?m inicia estudos para aquecer a demanda por suco de laranja no mercado interno e assim pre?os melhores ao produtor. A primeira delas seria a introdu??o de suco de laranja nas 30 unidades dos restaurantes Bom Prato do Governo do Estado, onde s?o servidas aproximadamente 40 mil refei?es por dia. Tamb?m come?a um trabalho junto ?s prefeituras municipais para inclus?o do suco de laranja na merenda escolar. Os institutos de pesquisa da Secretaria v?o produzir, ainda, documentos com recomenda?es nutricionais do suco de laranja, visando incremento de seu consumo.

INFORMA??ES:
Assessoria de Comunica??o
Tel.: 11 5067-0069 ? www.agricultura.sp.gov.br
Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimar?es

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 384
Total: 3.920.621
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/