- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultura foi incluída no relatório da Comissão Especial da Crise da Agricultura.

09/07/2009

 

 

Citricultores paulistas, sergipanos e baianos conseguiram incluir os problemas que afetam o setor produtivo no relat?rio da Comiss?o Especial da Crise da Agricultura, que ser? apresentada nesta quarta-feira (8/7) pelo deputado Abelardo Lupion (DEM/PR), relator da comiss?o. A reivindica??o ? fruto da audi?ncia p?blica realizada ontem (7) a pedido do deputado Jer?nimo Reis (DEM/SE). ?A inclus?o das solicita?es dos citricultores neste relat?rio, inclusive com a import?ncia do estabelecimento de um pre?o m?nimo de comercializa??o da caixa de laranja e de exporta??o, ? resultado imediato desta audi?ncia. Esperamos que isto gere a?es efetivas e imediatas?, observa o vice-presidente da Associtrus, Douglas Kowarick. As quest?es do relat?rio da Comiss?o de Crise da Agricultura ser?o priorizadas pelo Congresso. ?Esperamos que, at? o final do ano, os citricultores sejam beneficiados com a?es que surgir?o a partir do relat?rio de crise?, diz Lupion.

Mais de duzentos produtores paulistas de diversos munic?pios citr?colas, liderados pela Associtrus em parceria com sindicatos rurais e prefeituras, acompanharam a audi?ncia e pressionaram os parlamentares a se posicionarem. ?H? dois anos eu fa?o parte da Comiss?o de Agricultura e posso dizer que esta foi a melhor audi?ncia j? realizada. A uni?o dos produtores, dos  trabalhadores e da classe pol?tica ? muito positiva para que o mais r?pido poss?vel sejam tomadas as medidas necess?rias para salvar um setor que gera milhares de empregos e sustenta diversas fam?lias no Brasil. O governo precisa olhar para os produtores que sofrem com o descaso das ind?strias?, observa Jer?nimo Reis.

O presidente da Associtrus acredita que a audi?ncia ter? import?ncia significativa, principalmente, pela uni?o dos citricultores dos tr?s principais estados produtores do Brasil: S?o Paulo, Bahia e Sergipe. ?Os problemas dos citricultores s?o os mesmos em qualquer parte do pa?s, ou seja, o descaso das ind?strias e os baixos pre?os pagos pela laranja. Precisamos de um pre?o m?nimo de comercializa??o, restabelecer a concorr?ncia impedindo a fixa??o de pol?ticas comerciais uniformes, limitar a  expans?o dos pomares das ind?strias, fortalecer a organiza??o e o associativismo, criar um sistema de informa?es que torne o setor mais transparente (Consecitrus) e um Fundo de Marketing para promo??o dos benef?cios da fruta e conseq?ente aumento de consumo interno. A mobiliza??o dos produtores trouxe resultado, com a inclus?o do setor no relat?rio da comiss?o de crise. Tenho certeza que o caminho ? a mobiliza??o e a persist?ncia?, conclui Viegas.

O presidente da audi?ncia, deputado F?bio Souto (PFL/BA) observa a import?ncia da audi?ncia, que oportuniza a exposi??o dos reais problemas do campo. ?Pudemos perceber a gravidade da situa??o os produtores, com depoimentos que at? nos emocionaram. O cartel promovido pelas processadoras ? um dos principais agravantes, somado ?s pragas e ao pre?o m?nimo inexistente no setor. A citricultura precisa ter pre?os m?nimos que remunerem a produ??o e esta quest?o ser? defendida por n?s?, diz F?bio Souto

O deputado paulista Mendes Thame (PMDB/SP) que, h? anos, acompanha os produtores acredita que, a partir de agora, as quest?es do setor ganhar?o mais consist?ncia no governo. ?Voc?s fizeram com que deputados de diversos segmentos conhecessem a realidade da citricultura e ganharam o respeito e o apoio da Comiss?o de Agricultura, o que ? extremamente importante para que as quest?es tenham seq??ncia?.

 

Desabafo ? O depoimento do produtor de Bebedouro, Orestes Padovani, sensibilizou os parlamentares por representar a realidade do citricultor e de milhares de produtores expulsos da atividade nos ?ltimos quinze anos. ?J? perdi mais da metade do meu patrim?nio em troca do enriquecimento da ind?stria. ? imposs?vel que voc?s n?o possam fazer nada por n?s que trabalhamos pelo desenvolvimento e crescimento deste pa?s e que, por tantos anos, constru?mos a riqueza de S?o Paulo. Somos a parte mais fraca da cadeia e precisamos que os senhores tomem alguma provid?ncia para que a gente continue existindo?.

O produtor e vice-presidente da Associtrus, Douglas Kowarick, tamb?m refor?ou, em nome da classe, a import?ncia da interfer?ncia do governo. ?Voc?s n?o podem assistir de bra?os cruzados a decad?ncia de um setor t?o importante para o agroneg?cio brasileiro. Somos n?s, os pequenos e m?dios produtores, que geramos emprego e dignidade para os munic?pios citr?colas do Brasil. ? muito triste ver o produtor, que sempre trabalhou para criar sua fam?lia e para fazer o pa?s crescer, mendigar por aux?lio social na porta das prefeituras. Esperamos a?es efetivas do governo?, desabafou emocionadamente.

Associtrus


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 254
Total: 3.921.056
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/