- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultura pede socorro

03/07/2009

FARM Assist?ncia T?cnica

 

 

A Citricultura pede socorro mesmo sendo uma das culturas mais importantes para nosso setor de exporta??o. Estamos agonizando e nossos produtores perdendo seu patrim?nio em um sistema cruel e com ambi??o desvairada.

Em 20 anos no setor da Citricultura, vejo que o nosso citricultor passar? com certeza pela maior crise econ?mica do setor, que se encontra com o Capital de Giro esgotado e a vis?vel melhora ocorrida nos 02 ?ltimos anos fez com que muitos produtores acreditassem no setor e voltassem a investir em Citros.

Nossos governantes n?o entendem as consequ?ncias da perda de pomares que deve ocorrer em nossa regi?o, temos um grande n?mero de empregos diretos e um n?mero maior ainda de empregos indiretos.

? preciso que os produtores se agrupem nas associa?es e se organizem para, dessa maneira, proceder a a?es conjuntas para resolver os problemas, como, por exemplo, o estabelecimento do pre?o m?nimo, que a C?mara Setorial tem trabalhado. Este ? um passo muito importante para maior clareza do setor.

Outras a?es devem ser tomadas como o est?mulo do aumento do consumo de suco de laranja, que, ainda h? pouco, foi considerado, pelas pesquisas publicadas na revista sa?de, o melhor alimento da classifica??o.

Espero que as grandes ind?strias entendam as consequ?ncias grav?ssimas que ser?o provocadas pelos pre?os hoje estabelecidos no mercado, com os quais o produtor mal consegue pagar a colheita e a sobra n?o d? capacidade a um m?dio produtor de tratar de sua fam?lia com dignidade. Muito produtores est?o decididos que nestes pre?os n?o far?o a colheita e isso provoca desemprego de colhedores e caminhoneiros.

Ainda temos a presen?a de uma das piores doen?as da citricultura mundial (Greening) dentro de nossos pomares e os n?meros t?m mostrado que se agrava ano a ano. Com os pre?os pagos hoje pela ind?stria, por maior que seja a compet?ncia t?cnica do produtor, ele n?o tem condi?es de fazer o combate correto da doen?a.

H? muitos anos como t?cnicos, temos pregado o aumento de produtividade como sa?da para a baixa lucratividade, pois bem, alguns citricultores chegaram a estas produtividades, mas com a situa??o atual isso se tornou irrelevante. Todos n?s estaremos produzindo preju?zos neste ano, e com isto procedendo ? transfer?ncia de renda e de patrim?nio para a ponta do setor.

Precisamos esperar que algo divino toque o cora??o do nosso governo e ele possa ver que o sistema de comercializa??o de frutas da citricultura ? cruel e n?o capitalista. Muitas fam?lias ser?o prejudicadas e estaremos criando novos sem terras.

O problema agora ? que todos envolvidos no setor precisam se organizar, agrupar e montar estrat?gias para que tenhamos uma chance de sobreviver no setor.

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 531
Total: 3.922.100
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/