- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Safra de laranja desagrada produtores da Bahia

09/07/2009

Produtores de laranja da Bahia est?o insatisfeitos com a safra. O clima n?o ajudou e a produ??o caiu.

O movimento ? di?rio. Caminh?es chegam de pomares de toda a regi?o carregados de laranja. Antes de chegar ? mesa do consumidor o fruto ? beneficiado em uma empresa da regi?o de Alagoinhas.

A beneficiadora foi montada no munic?pio h? quatro anos e atende cerca de 30 pequenos e m?dios citricultores. Toda a laranja beneficiada no local ? enviada para supermercados de Salvador.

Numa safra boa a empresa chega a beneficiar 400 toneladas de laranja por semana. Mas n?o ? o que acontece agora. Do ano passado para c? a produ??o caiu consideravelmente. Cerca de 60% por conta de fatores clim?ticos enfrentados por produtores da regi?o.

?Em 2008 tivemos uma grande intensidade de chuva no per?odo de flora. Ent?o, isso favoreceu o surgimento de um fungo chamado estrelinha. Ent?o, diminuiu a produtividade porque o fruto n?o vingou?, disse Wagner Cerqueira, empres?rio.

Esses problemas foram testemunhados pelo agricultor Luciano Queiroz, um m?dio citricultor. O pomar dele tem mil hectares, com cerca de 500 mil p?s da laranja pera, a mais cultivada pela regi?o. O produtor colhe por ano 40 toneladas do fruto por hectare, mas o citricultor n?o est? satisfeito com o neg?cio. Segundo ele, na Bahia n?o existe uma f?brica para transformar o fruto em suco. Por isso, ? preciso mandar a laranja para outros Estados por um pre?o que n?o compensa os custos de produ??o.

A regi?o de Alagoinhas ? o principal p?lo citr?cola da Bahia, com cerca de 40 mil hectares plantados.

A caixa com 40 quilos de laranja est? sendo vendida na regi?o por R$ 8,00, um valor 10% menor em rela??o ao obtido no mesmo per?odo do ano passado.

Fonte: Globo Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 487
Total: 3.917.929
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/