- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Situao irregular

18/07/2009

Fiscais do Minist?rio do Trabalho encontraram apanhadores de laranja em situa??o irregular no munic?pio de Mendon?a, em S?o Paulo. Eles n?o tinham registro em carteira e estavam sem equipamento de seguran?a.

Os apanhadores de laranja recebem as escadas para o trabalho, mas ? s?. ?Eu comprei a luva e a botina?, contou o trabalhador.

?culos para proteger contra galhos e espinhos tamb?m n?o s?o fornecidos. A trabalhadora Antonia Aparecida dos Santos sobe no p? de laranja. Ela n?o usa qualquer equipamento de produ??o. Uma camiseta vai enrolada na cabe?a. Nos p?s meias e chinelos.

A fiscaliza??o constatou que todos os apanhadores na propriedade no munic?pio de Mendon?a est?o na mesma situa??o e correm risco.

Na tentativa de baratear ainda mais a colheita os trabalhadores s?o levados de munic?pios distantes. E n?o h? registro em carteira. ?? para trabalhar durante a safra. N?o tem previs?o?, contou o trabalhador.

O trabalhador rural Francisco Gon?alves dos Reis n?o sabe se quer quanto vai ganhar. ?Falaram que seria R$ 0,60 a caixa. Mas eu n?o tenho certeza?, admitiu.

No ?nibus, o encarregado de uma turma de trabalhadores mostrou ao auditor fiscal Welington Kaimoti as carteiras de trabalho que, segundo ele, ser?o assinadas. ?O empregador tem 48 horas para registrar na carteira o empregado. Pelo que a gente entrevistou, o pessoal est? trabalhando h? mais de 48 horas. Ent?o, a situa??o ? irregular?, avisou o auditor.

Com a safra a procura por apanhadores de laranja aumenta muito e as irregularidades a cada dia s?o mais comuns. ?N?s precisamos sempre estar contando com o apoio do Minist?rio do Trabalho para fazer a fiscaliza??o e tentando regularizar a situa??o dos trabalhadores", disse Rosimeire Cameron,
Presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de Potirendaba.

O dono da Empreiteira S?o Jo?o Menino, Arnaldo Santana, disse que as equipes come?aram a trabalhar recentemente na colheita da laranja e, por isso, ainda n?o "deu tempo" de acertar a situa??o dos apanhadores. O Minist?rio do Trabalho deu prazo at? amanh? para que tudo seja regularizado.

Fonte: Globo Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1916
Total: 3.908.379
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/