- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Preo mnimo, greening e Fundecitrus.

20/07/2009

Por: Fl?vio Viegas

O pre?o da laranja e o

Com o n?vel de remunera??o atual e com o Fundecitrus controlado pela ind?stria, o que lhe tira a autoridade moral para fiscalizar e controlar a expans?o do problema, o greening vai avan?ar e a citricultura brasileira poder? ser inviabilizada.

Cabe ao citricultor retomar o controle do Fundecitrus e, para isto, suspender o pagamento ao fundo, que n?o ? obrigat?rio, e para o que basta enviar uma carta ? ind?stria informando que n?o quer ou n?o pode continuar a contribuir. O citricultor deve, tamb?m, enviar correspond?ncia aos conselheiros do Fundecitrus, lembrando-os de sua responsabilidade e de que com a remunera??o atual n?o h? condi?es financeiras nem est?mulo para o combate ao greening e que caberia, pelo menos aos representantes dos citricultores, pedir demiss?o do cargo se a situa??o persistir. N?o podemos continuar a financiar um ?rg?o que, em lugar de defender a citricultura, passou a ser utilizado para executar a pol?tica de concentra??o e verticaliza??o, pela exclus?o dos pequenos e m?dios citricultores, do cartel.

Como decorr?ncia da mobiliza??o dos citricultores que compareceram ? Audi?ncia P?blica sobre a Citricultura no dia 7 de julho em Bras?lia, a citricultura foi inclu?da, no Relat?rio da Comiss?o Especial da Crise da Agricultura, pelo relator Dep. Abelardo Lupion, e a proposta de estabelecimento de um pre?o m?nimo para a laranja foi aprovada por unanimidade e ser? encaminhada ao Minist?rio da Agricultura como base para as medidas a serem adotadas pelo ?rg?o.

Embora essa decis?o n?o tenha aplica??o imediata, representa um enorme avan?o, pois at? poucos meses atr?s esse assunto n?o seria nem cogitado. Agora cabe ao citricultor continuar mobilizado e pressionando o governo para que a medida seja adotada.

Voltamos a afirmar que o citricultor que entregar a laranja a R$ 3,50 na verdade est? DOANDO a laranja para a ind?stria, pois o valor n?o cobre sequer o custo da colheita e frete, com a agravante de que ele est? assumindo riscos trabalhistas, fiscais, de acidentes de trabalho, entre outros e fortalecendo a ind?stria com o lucro que ela vai obter com a venda do suco e sub-produtos produzidos.

Citricultor, na pr?xima segunda feira, dia 20 ?s 9h, o Secret?rio da Agricultura, estar? em Cordeir?polis, bairro Cascalho, ber?o da citricultura brasileira, para a comemora??o do Dia do Agricultor. Este ser? um momento para discutirmos a crise da citricultura. Todos os interessados devem entrar em contato com a Associtrus para maiores esclarecimentos.

Mobilize-se, compare?a.

Fonte: JORNAL IMPACTO

Bebedouro-SP


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 424
Total: 3.918.822
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/