- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Colheita de laranja não está suspensa em Monte Azul

02/08/2009

 

 

Durante a semana um rumor atraiu a aten??o de trabalhadores rurais: a suspens?o da colheita de laranja em Monte Azul Paulista. A informa??o ? negada pelo presidente do Sindicato dos Empregados Rurais, com subsede em Para?so e Emba?ba, Antonio da Costa Filho, o Toninho. ?N?o sabemos disso. Inclusive est? em bom ritmo pelo que sabemos dos grupos. H? a possibilidade de suspender, mas depende da articula??o dos produtores. Tem outro grupo de Bebedouro e Catanduva, por exemplo, que tamb?m solicita trabalhadores de Monte Azul?, adianta.

 

Toninho explica que ainda h? grupos que aguardam a libera??o de empresas ou contratos firmados com produtores rurais. Monte Azul tamb?m j? tem contrato de cons?rcio com empregadores rurais: um grupo de 250 produtores desde Araraquara a Minas Gerais. J? s?o 370 trabalhadores contratados neste grupo. ?Na citricultura, quando voc? pega um p? de laranja com bastante fruta, ter? produ??o boa. Mas, ?s vezes, as ind?strias fazem cota e limitam o n?mero de caminh?o. ? uma s?rie de coisas que pode impedir o avan?o na produ??o?, explica o presidente do sindicato, lembrando que no ano passado, aproximadamente 930 trabalhadores de Monte Azul foram registrados na carteira.

 

O citricultor e comerciante Marcelo Otaviano diz que o trabalhador ? prejudicado com a redu??o de cotas. ?O trabalhador que est? acostumado a colher 50 caixas por dia. Com a redu??o de poder de colheita de 10 para 5, por exemplo, ele pode colher 50 por dia, mas ter? de parar no meio da semana, porque a turma j? atingiu a cota. Ele at? consegue colher mais, mas n?o pode?.

 

Otaviano tamb?m ? presidente da C?mara de Monte Azul e diz que os vereadores est?o empenhados politicamente para que haja evolu??o r?pida na melhora da citricultura. ?Estamos com as bases aliadas estadual e federal para que tenhamos respostas rapidamente. O produtor poder? ganhar for?a. Hoje, ? o produtor o respons?vel pela colheita e tem que colocar a laranja na ind?stria. Se ele n?o tem poder de pagamento n?o deixar? contratar para que as empresas prestem servi?os. ? um problema que vemos agora em Monte Azul de alguma turma ainda nem come?ar a colheita?, explica Otaviano.

 

Fonte: Jornal A Cidade (Monte Azul Paulista), Alini Fuloni.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 384
Total: 3.920.621
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/