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Cenário difícil leva Citrovita a focar custo e produtividade

02/08/2009

Suco de laranja: Demanda externa baixa muda "timing" da expans?o

Cen?rio dif?cil leva Citrovita a focar custo e produtividade

Pega no contrap? por mudan?as estruturais e conjunturais que derrubaram as cota?es do suco de laranja no mercado internacional, a Citrovita, controlada pelo grupo Votorantim, ter? de rever os pr?ximos passos de um agressivo plano de expans?o deflagrado em 2002.

Dividido entre amplia?es industriais e agr?colas, o ciclo de investimentos resultou em expans?es da capacidade de processamento de suco e da produ??o pr?pria de laranja da empresa. Novos aportes n?o ser?o suspensos, mas as prioridades mudaram para enfrentar o per?odo de vacas magras.

400 quil?metros da capital do Estado.

Hoje com 706,4 mil ?rvores, com variedades precoces, m?dias e tardias de laranja, a Emu ? uma das 14 fazendas incorporadas pela Citrovita desde 2003, todas no interior de S?o Paulo. Tamb?m no Estado est?o as outras quatro fazendas - a primeira implantada em 1988, em Itapetininga - que a empresa manejava at? ent?o.

Em setembro de 2004, em entrevista a este jornal, M?rio Bavaresco J?nior, diretor-superintendente da companhia, fundada em 1991, disse que o ciclo de expans?o iniciado em 2002 deveria terminar em 2005, com investimentos totais da ordem de US$ 100 milh?es.

A preocupa??o em garantir mat?ria-prima pr?pria para o processamento de suco era evidente, e as fazendas e os novos pomares absorveram cerca de 70% daquele montante total. De 2003 at? 2007, foram investidos R$ 205 milh?es na compra de fazendas.

Em 2004 come?ava um per?odo de forte alta das cota?es do suco no mercado internacional, provocado por danos provocados por furac?es ? citricultura da Fl?rida, Estado americano que em laranja e suco s? perde para S?o Paulo, l?der mundial. A alta durou at? o fim de 2006, e o avan?o da Citrovita - e das concorrentes - ganhou for?a.

2003, a ?ltima delas h? poucos meses, t?m ?gua dispon?vel para irriga??o, ponto vital para garantir produtividade em tempos de crise de pre?os.

Com a concorr?ncia de outros suco e a retra??o da demanda pelo tradicional suco congelado e concentrado de laranja, a tonelada do produto brasileiro, que superou US$ 2,5 mil no pico hist?rico de 2006, hoje vale pouco mais de US$ 1 mil, com poucas perspectivas de rea??o expressiva.

Dados da Secretaria de Com?rcio Exterior (Secex) mostram que, com isso, as exporta?es da Citrovita ca?ram para US$ 169,5 milh?es em 2008, ante US$ 385,5 milh?es no ano anterior. Em 2002, foram US$ 98,8 milh?es.

A Fazenda Emu ? um exemplo da receita focada em custos revelada por Fl?vio. Irrigada pela t?cnica de gotejamento - em implanta??o em sete fazendas, em um sistema que carrega na ?gua 100% dos fertilizantes necess?rios -, a unidade tamb?m privilegia o plantio adensado, modelo no qual a Citrovita foi pioneira entre 2000 e 2001, e uma agricultura de precis?o que cresce tamb?m com o avan?o de problemas fitossanit?rios na citricultura de S?o Paulo e da Fl?rida.

Tais problemas s?o encabe?ados pela dissemina??o da doen?a conhecida como greening, que obrigou a erradica??o de milh?es de ?rvores e a renova??o de pomares em padr?es considerados mais seguros.

Nesse sentido, t?cnicas de monitoramento por sat?lite come?aram a ser adotadas pela Citrovita h? tr?s anos e em 18 meses cobrir?o cerca de 20% da ?rea plantada total da empresa, de acordo com informa?es fornecidas por Fl?vio em Regin?polis.

Uma vez implantada a t?cnica, inspe?es georreferenciadas dos pomares s?o geradas a cada 15 dias, e os resultados desse mapeamento s?o enviados aos tratores respons?veis pela pulveriza??o dos pomares com defensivos, otimizando a defesa das ?rvores e reduzindo as perdas.

6 a R$ 7, abaixo da m?dia paulista (superior a R$ 10), o que mostra que, hoje, poderia at? ser melhor financeiramente comprar no spot.

Ao detalhar a estrat?gia, Milton Fl?vio procura espantar qualquer impress?o de que a crise de pre?os pode estar sendo mais severa com a Citrovita do que com as concorrentes. Hoje s?o quatro as grandes exportadoras de suco, que formam um oligop?lio investigado h? anos pelas autoridades brasileiras por uma suposta forma??o de cartel e, pelas americanas, por um suposto dumping nas exporta?es.

2008, a Citrovita garante que ser? uma das tr?s.

Fernando Lopes, de Regin?polis (SP)

Fonte: Valor


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