- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Governo de SP estuda seguro contra cancro e greening

20/08/2009

 

Os produtores de laranja do Estado de S?o Paulo, que passam por uma crise sem precedentes, parecem ter conseguido mobilizar o governo no sentido da ado??o de medidas para minimizar os preju?zos que abalam a cadeia.

A Secretaria de Agricultura do Estado confirmou nesta segunda-feira (17) ? reportagem do Campo News que est? sendo estudado um seguro contra cancro e greening  , no sentido de ajudar os citricultores a minimizar os preju?zos. As condi?es do seguro n?o foram definidas e a proposta ainda deve passar por aprova??o do Feap (Fundo de Expans?o do Agroneg?cio Paulista). Entretanto, a estimativa ? de que sejam liberados at? R$ 100 mil por produtor interessado. De acordo com a secretaria, o seguro estar? dispon?vel a partir de outubro.

O pacote de medidas de socorro ? citricultura paulista inclui ainda o pedido de prorroga??o de R$ 700 milh?es em d?vidas no Minist?rio da Fazenda. O valor foi acumulado desde 2002, em raz?o dos pre?os defasados. Uma linha de financiamento para que o produtor erradique pomares economicamente invi?veis e os substituam por outra cultura tamb?m faz parte do pacote.

Nenhum representante da Secretaria de Estado da Agricultura quis comentar ou dar mais detalhes sobre as medidas. As informa?es foram, apenas, confirmadas atrav?s da assessoria de imprensa da pasta.

 

Socorro

 A prorroga??o das d?vidas ? um passo importante para garantir a manuten??o dos pomares, aponta Fl?vio Viegas, presidente da Associtrus (Associa??o Brasileira de Citricultores). ?Os produtores est?o no mata-mata, sem condi?es de renegociar as d?vidas?, afirma. Segundo ele, o seguro contra cancro e greening tamb?m ? representativo ao setor, no entanto, suas condi?es precisam ser planejadas para garantir cobertura real de todo o pomar. ?N?s tivemos uma medida semelhante nos anos 90, contra o cancro, por?m, na ?poca, se voc? tivesse a incid?ncia da doen?a e fosse indenizado, o contrato n?o era renovado. Nesse caso, ? uma medida muito parcial e pouco efetiva?, explica.

 

A Associtrus e outras entidades representativas do setor reivindicam ainda a cria??o de um pre?o m?nimo para a laranja, medidas de apoio ao produtor na safra deste ano, al?m de alternativas para estimular o consumo da fruta no mercado interno, como a inser??o do suco de laranja em hospitais e na merenda escolar, al?m da cria??o do programa ?Esta??o Economia?, no qual os produtores seriam liberados para vender a fruta diretamente ao consumidor nas esta?es de trem e metr?.

  

F?lego

 Apesar de parte da cadeia produtiva da laranja n?o avaliar como t?o positiva a proposta do governo de criar um seguro contra o greening, a medida vai ao encontro das reivindica?es de muitos produtores.

 

A cria??o de um seguro j? era apontada por eles como uma forma de ajud?-los a se manter na atividade, j? que a ocorr?ncia do greening ? inevit?vel em todo o Estado de S?o Paulo. Citricultores das maiores regi?es produtoras preveem o desaparecimento de muitos pomares num prazo de tr?s a quatro anos, caso nenhuma medida de apoio ? cadeia seja tomada e aplicada emergencialmente.

   

Fonte: Campo News

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 513
Total: 3.922.082
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/