- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultores apontam cartis e concentrao econmica

26/08/2009

Nos ?ltimos anos, muitos agricultores abandonaram a atividade

Os citricultores foram ao Congresso nesta ter?a, dia 25, em busca de socorro. Em audi?ncia p?blica no Senado Federal, eles criticaram a ind?stria e pediram apoio do governo para se manter na atividade.

A queda no pre?o do produto e as perdas com o greening, doen?a que atinge os pomares, tiveram efeitos negativos sobre a renda e, nos ?ltimos anos, muitos agricultores abandonaram a atividade.

Para os produtores, as principais causas da crise s?o os cart?is e a concentra??o de mercado. Argumento, que as ind?strias tamb?m reconhecem. Segundo a Associa??o Nacional dos Exportadores de Sucos C?tricos, 55% da laranja processada no Brasil ? fornecida por apenas 5% das propriedades.

? A ind?stria provocou isso? N?o, ? porque a propriedade para ser competitiva, para combater greening, investir em irriga??o, mais produtividade de mais de 700 caixas por hectare, para conseguir adensar as ?rvores, para compor mudas resistentes a doen?as tem que ser grande e o investimento ? muito pesado ? disse o presidente Associa??o Nacional dos Exportadores de Sucos C?tricos (Citrus BR), Christian Lohbauer.

A presidente da Confedera??o Nacional de Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA), senadora K?tia Abreu (DEM-TO), afirmou que um grupo pequeno de ind?strias controla os pre?os no setor. Como alternativa ao problema, o senador Eduardo Suplicy sugeriu a cria??o de um conselho para acompanhar as quest?es de mercado de citros, a exemplo do que acontece com a cana-de-a?car. Mas os representantes dos agricultores pedem ainda subs?dios do governo para se manter na atividade no momento de crise.

? Todos os pa?ses desenvolvidos d?o subven??o aos produtores n?o por excesso de bondade, mas ? por excesso de intelig?ncia para poder permanecer produtores no campo e n?o tirar sua renda. ? o mesmo que preservar a galinha dos ovos de ouro ? explicou a presidente da CNA.

Os parlamentares tamb?m v?o propor formas de aumentar os recursos para as pesquisas de controle do grenning, doen?a que j? matou seis milh?es de p?s de laranja no Brasil.

Fonte:

CANAL RURAL - Melina Fernandes | Bras?lia (DF)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1311
Total: 3.911.303
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/