- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores de Uberaba em alerta.

21/09/2009

IMA tenta evitar a dissemina??o de Greening nos laranjais da regi?o de Uberaba

A seca atual e o aparecimento da doen?a de Greening em planta?es de laranja, lim?o e tangerina, em S?o Paulo, deixaram em alerta os produtores de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Agropecu?ria (IMA). O objetivo ? evitar o surgimento no Estado deste que ? um dos piores problemas sanit?rios. Em Uberaba e regi?o, a situa??o tamb?m preocupa e fez o ?rg?o refor?ar os trabalhos de preven??o.

Segundo Rony Adolfo Hein, coordenador do IMA na cidade, o per?odo ? ideal para o diagn?stico da praga. ?At? o momento, n?o temos sintomatologia desta doen?a na regi?o. Por isso, n?o h? necessidade por enquanto de criar uma for?a-tarefa para inspecionar e combater o Greening. Mas mantemos as fiscaliza?es de praxe, duas vezes por ano, e a segunda come?ou recentemente?, explica. ?Fizemos o primeiro trabalho em mar?o e o segundo foi iniciado em agosto. Neste m?s tivemos a continua??o, mas n?o identificamos a presen?a da praga nos locais j? observados?, completa.

Ainda de acordo com Rony Adolfo, se forem constatados sinais da doen?a nos laranjais da regi?o, o material ser? coletado e encaminhado a um laborat?rio. ?Ser? analisado e, havendo a confirma??o, o produtor tem que eliminar as plantas com sintomas?, afirma. ?A ?nica sa?da ? erradicar a planta?, informa o engenheiro agr?nomo Ed?sio Oliveira Figueiredo, fiscal agropecu?rio do IMA. O Greening chega aos pomares por meio de um inseto, o psil?deo, presente em todas as regi?es do Brasil, e atrav?s de mudas de citros contaminadas. O bicho ? pequeno, mas provoca grande estrago, podendo destruir totalmente um pomar.

As ?rvores afetadas pelo Greening t?m como sintoma inicial o surgimento de um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela, em contraste com a colora??o verde das folhas dos ramos n?o contaminados. As folhas amareladas tamb?m apresentam manchas assim?tricas. Ed?sio lembra que a praga ataca o sistema vascular da planta e impede a circula??o da seiva, tornando-a improdutiva. ?E sua velocidade de propaga??o ? enorme?, destaca. ?Por isso, s? permitimos a entrada nessa regi?o de mudas vindas de S?o Paulo, ap?s rigorosa vigil?ncia sanit?ria.

N?meros

Em Uberaba, a citricultura ? dominada pelas planta?es de laranja, informa o engenheiro agr?nomo. Ele revela que, no munic?pio, h? cinco produ?es desta cultura, com cerca de 300 mil p?s de laranja perfazendo mil hectares. ?J? em Campo Florido e Concei??o das Alagoas, as planta?es s?o menos numerosas e ocupam espa?o menor. Nestas duas localidades h? apenas laranjais, sendo cada um com 300 a 350 hectares e, aproximadamente, 100 mil plantas?. Rony observa tamb?m que Frutal e Comendador Gomes t?m grandes planta?es de laranja. ?L? est?o as maiores planta?es da Regional. Afinal, em Comendador Gomes est? a Cutrale?. Em Iturama, tamb?m h? laranjais, por?m menores. J? em S?o Francisco de Sales, h? produ?es de lim?o.

Andr?a Ramos Stancioli

Fonte: Portal JM on-line


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 409
Total: 3.918.807
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/