- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Oposição aproveita desarticulação da base e cria CPI do MST

30/09/2009

M?rcio Falc?o - Folha online

A oposi??o aproveitou um cochilo da base governista e conseguiu criar hoje uma CPI mista para investigar os repasses federais a ONGs ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Os governistas ainda podem impedir a instala??o da CPI. Para isso, devem convencer os parlamentares da base a retirarem seus nomes do requerimento que pede a cria??o da comiss?o. O prazo para retirar as assinaturas termina ? meia noite de hoje.

A oposi??o j? prev? que a base tentar? impedir a instala??o da CPI. "Vai ter uma queda de bra?o. O importante ? que j? conseguimos garantir a instala??o", disse o l?der do DEM na C?mara, Ronaldo Caiado (GO). "O problema agora est? com o governo."

O requerimento pedindo a cria??o da CPI foi protocolado na semana passada com 226 assinaturas. Para ser criada s?o necess?rias, ao menos, 171 assinaturas.

O requerimento pedindo a cria??o da CPI foi lido hoje enquanto o Congresso Nacional aprovava um cr?dito extraordin?rio de R$ 1 bilh?o para refor?ar os caixas dos 5.564 prefeitos.

Para ser instalada, ? necess?rio que os partidos indiquem os membros que integrar?o a CPI. Se instalada, a comiss?o vai ser composta por 12 senadores e 12 deputados. O governo, como sempre, deve ter maioria na CPI.

Segundo a senadora e presidente da CNA (Confedera??o Nacional da Agricultura), K?tia Abreu (DEM-TO), o foco das investiga?es ser? a origem e o destino dos recursos da Uni?o para ONGs envolvidas com o MST em S?o Paulo, Pernambuco, Par? e Mato Grosso, "onde o MST ? mais forte e se manifesta com mais viol?ncia e mais for?a".

A oposi??o suspeita que ao menos R$ 60 milh?es tenham sido desviados pelo movimento de conv?nios com o governo. A senadora disse que uma das primeiras investiga?es da CPMI ser? em cima do Incra (Instituto Nacional de Coloniza??o e Reforma Agr?ria) de S?o Paulo.

Tr?s coordenadores dos n?cleos de apoio do ?rg?o no Pontal do Paranapanema exerceram fun?es na Cocamp, uma cooperativa criada pelo MST que ? alvo de investiga??o da pol?cia por mau uso de recursos p?blicos.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 251
Total: 3.921.053
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/