- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores de laranja conseguem que pomares não sejam erradicados

10/10/2009

Globo RUral - 09/10/09

Produtores de laranja de S?o Paulo conseguiram, na Justi?a, que os pomares atacados pelo amarel?o n?o sejam erradicados. A doen?a ataca os p?s e deixa as folhas com colora??o desigual e os frutos, pequenos e deformados.

As liminares foram dadas pelo Juiz Jo?o Baptista Galhardo J?nior, da Vara da Fazenda P?blica de Araraquara (SP). Na senten?a, a erradica??o das planta?es afetadas pelo amarel?o ? suspensa. A decis?o vai contra a norma do Minist?rio da Agricultura, que obriga a derrubada quando 28% ou mais das ?rvores estiverem com a doen?a.

Em Ribeir?o Bonito (SP), fica uma fazendas onde a Justi?a garantiu, por enquanto, o direito de o produtor de manter em p? o pomar. Nela, 33% dos 18 mil p?s est?o com o amarel?o. As outras duas propriedades ficam em Araraquara (SP) e em Descalvado (SP), na regi?o central do estado.

Renata Nava, advogada de dois dos produtores, contesta as avalia?es feitas pelos fiscais da Secretaria Estadual de Agricultura.

?? muito gen?rica, ?s vezes por amostragem, isso est? prejudicando o produtor que est? tendo que derrubar p?s das plantas saud?veis, que poderiam ser colhidos e vendidos?, diz.

De acordo com a Associa??o Brasileira de Citricultura (Associtrus), 6 milh?es de p?s de laranja foram erradicados por causa do amarel?o, no estado de S?o Paulo. Em uma fazenda em Araraquaera, n?o foi preciso fiscaliza??o. Mais de 2 mil plantas foram derrubadas e queimadas. S? em mudas, o preju?zo foi de R$ 10 mil. 

?Tem p? que est? cheio de doen?as. Se voc? n?o arrancar, vai come?ar a passar para os outros, a? vai ter que arrancar tudo?, diz Andr? da Silva, administrador da fazenda.

Para o agr?nomo Ant?nio Zucolo, manter ?rvores doentes no pomar vai atrapalhar o combate ao amarel?o.

?A erradica??o da planta ou a elimina??o da planta doente ? a medida mais eficaz que tem. Eu diria que, entre todas elas, ? o componente mais importante do controle. Portanto, a gente dizer que a planta doente pode ficar viva, no pomar, ? uma coisa muito perigosa para a citricultura e para toda a cadeia", diz.

A Procuradoria Geral de S?o Paulo entrou com recurso pedindo a revoga??o da liminar.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 765
Total: 3.921.567
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/