- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


BA: Fábricas fecham e citricultores pedem socorro

10/11/2009

Fruticultores do Rec?ncavo e do Litoral Norte da Bahia pediram ao senador C?sar Borges que interceda junto aos governos estadual e federal para solucionar a grave crise enfrentada pelo setor no estado, durante encontro que aconteceu na sede da FIEB, na sexta-feira (6) passada, em Salvador.  A fruticultura baiana, em especial o ramo dos c?tricos, est? fortemente amea?ada com o fechamento de duas f?bricas de suco, em S?o Gon?alo dos Campos e Nova Soure, que absorviam parte significativa da produ??o.

 

 

Sem comprador, produtores estimam que 30% da safra de 2009 se percam por falta de escoamento. As esmagadoras foram fechadas em decorr?ncia da crise financeira mundial, mas faltou na Bahia um plano de socorro que poderia ter como modelo o apoio federal ? ind?stria de autom?vel. O produtor de laranja Laurindo Barbosa criticou a paralisia do governo baiano. ?O governo precisa atrair novas ind?strias para o estado ou pelo menos viabilizar a reativa??o das que existiam. Estamos perdendo a nossa produ??o?, afirmou. 

 

 

O presidente do Sindicato da Ind?stria de Congelados, Sorvetes e Sucos, Luiz Joaquim de Carvalho, que promoveu o encontro com C?sar Borges, explica que a Bahia ? o segundo estado que mais produz laranja, mas a exporta??o do fruto em natura ? complexa e onerosa ao pequeno e m?dio produtor. ?A fruta ? muito perec?vel. Qualquer problema na log?stica pode gerar s?rios preju?zos. ? por isso que o governo precisa agir com celeridade para n?o acabar com a citricultura?. Carvalho pediu ao senador que levasse o assunto ao Congresso.

 

 

C?sar Borges se comprometeu em discutir o tema no Senado e a intermediar o di?logo na esfera estadual e federal.  ?Este colapso na produ??o de laranja e de outras frutas na Bahia ? um reflexo da crise, mas tamb?m da falta de apoio e de uma pol?tica eficiente de atra??o de empresas?, avaliou. O senador salientou que a agroind?stria fomenta a produ??o agr?cola, que responde por cerca de 30% dos empregos no pa?s, permitindo a fixa??o do homem no campo. ?Al?m disso, agrega valor ? produ??o nacional?, refor?ou.

 

Fonte: ascom Sen. C?sar Borges


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 375
Total: 3.920.612
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/