- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Flávio Viegas deixa a presidência da Câmara Setorial da Citricultura

19/11/2009

 

Discuss?es em torno do endividamento dos citricultores e a sa?da da presid?ncia do ?rg?o do empres?rio e produtor rural Fl?vio Viegas marcaram a reuni?o da C?mara Setorial da Citricultura, ontem (18), em Bras?lia. No cargo desde julho de 2004, quando a C?mara foi criada, Viegas deixa a presid?ncia para que o representante do Minist?rio da Agricultura (Mapa) e coordenador das c?maras setoriais, Paulo Marcio Araujo, assuma interinamente o ?rg?o. ?Saio para que um representante do Minist?rio da Agricultura assuma a condu??o dessa C?mara e fa?o-o na esperan?a de que problemas como falta de informa??o, transpar?ncia e concorr?ncia e excessiva concentra??o e verticaliza??o do setor industrial sejam resolvidos e avancemos para uma economia de mercado controlada?, justifica Viegas citando declara?es do presidente Lula que, ao receber o Pr?mio Chatham House 2009, defendeu o Estado forte, defensor dos ?verdadeiros interesses nacionais? e indutor das pol?ticas econ?micas. ?A experi?ncia que vivemos na C?mara Setorial, onde o principal problema - a rela??o entre produtores e ind?stria - n?o apresentou nenhum avan?o, ? para mim a confirma??o de que sem a presen?a reguladora do estado o mercado pode ser, e no nosso caso tem sido, altamente nocivo aos interesses do pa?s?, observa Viegas.

Viegas ressalta a import?ncia de a?es efetivas no sentido de: restabelecer a concorr?ncia no setor; limitar a verticaliza??o; fortalecer a organiza??o e o associativismo dos produtores; estabelecer pre?os m?nimos para a laranja e para o suco; e incentivar a amplia??o do mercado para a laranja e para o suco, criando um fundo nos moldes do Departamento de Citros da Fl?rida. ?Vamos continuar o trabalho para instituir o Consecitrus, com o objetivo de assegurar a efetiva aplica??o das medidas de regula??o, que reduzir?o a assimetria, assegurando ao citricultor e aos demais elos da cadeia produtiva uma participa??o justa na renda do setor, proporcional aos investimentos e aos riscos assumidos?, diz.

Endividamento - Os representantes dos produtores de laranja pediram aux?lio do Mapa para resolver a quest?o do endividamento do setor que, por conta das distor?es entre custo de produ??o e pre?o de venda, est? receoso de que os bancos n?o ir?o querer rolar as d?vidas e come?ar?o as execu?es dos d?bitos. ?Hoje, o endividamento ? um dos principais problemas dos produtores. Prorrogar d?vida ? s? empurrar o problema pra frente, precisamos de solu?es?, diz Viegas.

O secret?rio executivo do Mapa, Jos? Gerardo Fontelles, pediu informa?es detalhadas sobre o perfil do endividamento e se comprometeu a estudar propostas e solu?es para a quest?o.

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 384
Total: 3.920.621
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/