- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtor queima laranjal e planta hortaliças em SP

30/12/2009

 

 

Jos? Am?lio Belanda, 42, encerrou neste m?s uma hist?ria de amor com a citricultura iniciada h? 28 anos no s?tio Santa Cruz, em It?polis, cidade do interior paulista considerada a maior produtora de laranja do pa?s. O produtor rural terminou de erradicar seus p?s de laranja, colocou fogo nas ?rvores e plantou berinjela, quiabo, jil? e mandioca no lugar.

 

 

Como Belanda, v?rios produtores de It?polis abandonaram a citricultura neste ano devido aos pre?os baixos da fruta, causados pela demanda em queda do suco no mercado mundial, e aos problemas fitossanit?rios com o greening, doen?a considerada o c?ncer da citricultura, que tem dizimado laranjais inteiros, principalmente no interior de S?o Paulo.

 

Contribui ainda para o des?nimo dos produtores com a cultura, de acordo com Fl?vio Viegas, presidente da Associtrus (Associa??o Brasileira dos Citricultores), a concentra??o e a verticaliza??o do setor, com as ind?strias de suco de laranja ampliando sua produ??o pr?pria de fruta. Esse movimento, diz Viegas, atinge, principalmente, pequenos e m?dios propriet?rios rurais.

 

Para fugir da crise, v?rios produtores, entre eles Belanda, uniram-se e criaram a APHI (Associa??o dos Produtores de Hortali?as de It?polis). De acordo com Aguinaldo Rossi, um dos diretores da entidade, j? h? 65 associados.

 

Rossi, por exemplo, produzia mudas de laranja e a pr?pria fruta, mas agora tem se dedicado ao quiabo e ao mel.

 

Nos ?ltimos tr?s meses, segundo ele, a associa??o j? vendeu cerca de 3.600 caixas de hortali?as.

 

Algumas delas sa?ram do s?tio de Belanda, que tem oito hectares. A renda com essas novas culturas, diz Belanda, tem compensado a troca.

 

No munic?pio de Araraquara, cidade citr?cola paulista mais castigada pelo greening, a diversifica??o da laranja inclui ainda a fruticultura de clima temperado, o caf? e a pecu?ria leiteira.

 

O diretor t?cnico do ERD (Escrit?rio Regional de Desenvolvimento de Araraquara), Eraldo Antonio Nuncio, disse que o ?rg?o tem organizado encontros com produtores para oferecer instru?es sobre novas lavouras.

 

Na fruticultura, segundo Nuncio, agricultores t?m se capacitado para experimentar o cultivo de p?ssegos, mangas e uvas. Propriedades acompanhadas por t?cnicos do escrit?rio regional t?m servido como modelo para os que quiserem se aventurar nessas atividades, afirma.

 

em Araraquara. A revitaliza??o da bacia leiteira da regi?o foi um dos compromissos firmados entre a prefeitura, o Estado e a multinacional para garantir o investimento de R$ 120 milh?es na cidade.

 

O presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, Frauzo Ruiz Sanches, lembra que a primeira op??o dos citricultores desiludidos com a atividade ? o arrendamento de ?reas para a cana. Nem todos, por?m, t?m ?reas com tamanho suficiente para que o arrendamento seja rent?vel.

  

Fonte: Folha de S. Paulo


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 610
Total: 3.923.115
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/