- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Safra 2009-2010

11/01/2010

Embora a safra se encerre oficialmente em junho de 2010, o que ocorrer nos pr?ximos meses pouco afetar? os resultados para os citricultores.

Esta safra foi seguramente a pior da hist?ria da nossa citricultura e deve atingir o objetivo de excluir mais 2000 citricultores do setor, conforme previam fontes da ind?stria.

Esse ? o resultado de 17 anos de atua??o do ?oligop?lio?, que est? sendo investigado por cartel, e pela falta de atua??o das institui?es que deveriam conter a sua a??o predat?ria.

Os baixos pre?os pagos aos citricultores t?m sido justificados por informa?es parciais e sem apresenta??o de n?meros para comprov?-las. A ind?stria fala em queda da demanda sem falar da queda da oferta e em grandes estoques que n?o se confirmam pelos dados do USDA.

A realidade ? que as grandes distribuidoras de sucos como Coca Cola e Pepsi Cola t?m feito enormes investimentos em suas opera?es voltadas aos sucos de frutas, cientes de que cada vez mais os refrigerantes dar?o lugar a produtos mais saud?veis, inclusive nos pa?ses menos desenvolvidos.

O crescimento do mercado do suco NFC demonstra bem este fato. Os consumidores est?o dispostos a pagar tr?s vezes ou mais por um suco que seja percebido como de melhor qualidade e mais saud?vel. Isto se tem refletido na substitui??o do suco concentrado pelo NFC nas exporta?es brasileiras, por?m os valores de registro das exporta?es n?o espelham esse fato, com enormes preju?zos para o pa?s e para os citricultores.

A redu??o da oferta deve-se acentuar na pr?xima safra, com uma queda que pode chegar a 25% na produ??o da Fl?rida e 20% na de S?o Paulo, o que j? se est? refletindo nos pre?os recebidos pelos citricultores norte-americanos que dever?o passar de US$10,00 por caixa.

Se houvesse concorr?ncia, a queda de oferta, a recupera??o da demanda e os aumentos de pre?o do suco a granel, deveriam refletir-se no pre?o da caixa de laranja tamb?m para o citricultor brasileiro.

Fl?vio Viegas


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 426
Total: 3.918.824
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/