- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Associtrus acompanha estudos desenvolvidos na EECB

19/12/2005
Diretores t?m acesso a dados da pesquisa sobre adensamento de plantio. Os diretores da Associtrus, Fl?vio Viegas, Douglas Kowarick, Charles Teixeira e Renato Queiroz, estiveram quinta-feira (8/12), na Esta??o Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), para conhecer o estudo ?Adensamento de plantio: estrat?gia para produtividade e lucratividade na citricultura?, desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e diretor cient?fico da EECB, Eduardo Sanches Stuchi. O estudo consiste em aumentar a produtividade do pomar e, conseq?entemente, a lucratividade do produtor, atrav?s da diminui??o do espa?amento entre as ?rvores. Dois trabalhos importantes de adensamento s?o conduzidos na EECB, utilizando-se laranjeira P?ra IAC, enxertada em tangerina Cle?patra. No primeiro, plantado em 1986, s?o comparados os espa?amentos 7 X 2 (714 plantas/ha), 7 X 3 (476 plantas/ha), 7 X 4 (357 plantas/ha), 7 X 5 (286 plantas/ha) e 7 X 6 (238 plantas/ha) chamados de espa?amentos simples. No segundo, plantado em 1987, v?m sendo estudados e comparados os tr?s espa?amentos duplos (476 plantas/ha): 7 X 5 x 1m; 7 x 4,5 X 1,5m; 7 X 4 x 2m, que equivalem a 7 X 3m, com espa?amento simples 7 X 6m (238 plantas/ha). Os dois pomares n?o s?o irrigados e o solo em que est?o plantados ? conhecido como ?solo de cerrado?. ?No primeiro estudo, a produtividade foi maior nos espa?amentos menores ou mais adensados, em compara??o ao espa?amento padr?o (7 X 6 m) quando se considera as m?dias do pomar jovem (5 primeiras safras), em plena produ??o (6? ? 10? safra), as m?dias das 10 primeiras safras e as m?dias das 15 safras.

Nas ?ltimas cinco safras, as produtividades nos diferentes espa?amentos foram semelhantes, confirmando observa?es feitas em outras pesquisas e na pr?tica. Na m?dia do per?odo 1989-2004, os espa?amentos 7 X 2m e 7 X 6m foram, respectivamente, os de maior e menor produtividade. Os demais espa?amentos apresentaram valores similares de produtividade?, explica Eduardo Stuchi. No segundo trabalho, os tr?s espa?amentos duplos (476 plantas/ha), comparados com um simples (7 X 6m) proporcionaram as maiores produtividades quando considerada a m?dia do per?odo de 1990 a 2004. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que n?o h? diferen?a no consumo de ?gua nem na evapotranspira??o entre as densidades 370 e 889 plantas/ha. Os resultados (que podem ser consultados no estudo) obtidos ao longo das safras mostram que o adensamento permite a maximiza??o da produ??o e ? economicamente vantajoso. ?A Associtrus est? sempre atenta e disposta a acompanhar os estudos que objetivam trazer benef?cios para o produtor. Tivemos a oportunidade de conhecer tamb?m algumas variedades diferentes de laranja e de ver os experimentos no campo?, observa Fl?vio Viegas, presidente da Associtrus. Clique AQUI para ler o estudo completo de Eduardo Stuchi, publicado na Revista Ci?ncia e Pr?tica (Ano n? 16, p. 5-6) do GTACC.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 413
Total: 3.918.811
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/