- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fundecitrus deixa aes de campo de defesa vegetal em So Paulo

20/01/2010

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) informou oficialmente ao secret?rio de Agricultura de S?o Paulo, Jo?o Sampaio, que deixar? as a?es de campo de defesa vegetal no Estado, entre elas vistorias e erradica?es de pomares com doen?as.

Com a sa?da do ?rg?o dos trabalhos de campo, o citricultor ser? o ?nico respons?vel pelas a?es obrigat?rias de vistoria de pomares e erradica??o de plantas contaminadas com greening, considerada a principal praga dos citros, por n?o ter cura nem manejo. A fiscaliza??o est? prevista na Instru??o Normativa 53, do Minist?rio da Agricultura.

A inspe??o, obrigat?ria a cada trimestre, deve ser informada por meio de um relat?rio entregue duas vezes por ano ? Secretaria de Agricultura. A fiscaliza??o sobre o cumprimento das normas pelos produtores seguir? com a Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria (CDA), que at? ent?o contava com o apoio do Fundecitrus.

Ap?s a decis?o do Fundecitrus, as a?es de vistoria e erradica??o dos pomares n?o ir?o constar do conv?nio entre Secretaria de Agricultura e o Fundecitrus, a ser renovado este ano. O acordo ir? prever apenas a?es de pesquisa para combate ?s doen?as, capacita??o e comunica??o com o produtor.

Al?m de deixar para o produtor as a?es contra o greening, o maior impacto da decis?o do Fundecitrus ser? econ?mico. Deve haver uma queda de 80% no or?amento anual da entidade, que sair? de R$ 50 milh?es em 2009 para R$ 10 milh?es a partir de 2010. J? o quadro de inspetores ser? reduzido de 1.400 funcion?rios para algo entre 150 e 200.

Fonte: Ag?ncia Estado


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 216
Total: 3.916.891
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/