- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


A geada na Flórida

23/01/2010

Fl?vio Viegas

 

As primeiras informa?es d?o conta de que mais de 30% da safra da Fl?rida foi comprometida com as geadas que l? ocorreram nos dias 6,10 e 11 de janeiro de 2010.

 

1949 a dura??o das baixas temperaturas foi t?o longa.

 

 As baixas temperaturas provocaram tamb?m um intenso desfolhamento das ?rvores, o que dever? comprometer tamb?m a safra futura.

 

A geada, al?m de reduzir a produ??o, tem um forte impacto na qualidade, pois frutas imaturas e em processo de altera?es enzim?ticas e microbianas s?o processadas, produzindo um suco que precisa ser misturado com suco importado de boa qualidade para ser comercializado.

 

A queda da produ??o e da qualidade ter? impacto no pre?o do suco, que j? aumentou mais de 50% devido a estimativa de quebra de 17% da safra, feita antes das geadas, pelo USDA.

 

Os citricultores da Fl?rida ser?o beneficiados por reajustes significativos de pre?os gra?as ? sua organiza??o, ao funcionamento das leis de mercado e ao sistema jur?dico r?pido e confi?vel.

 

Uma situa??o como esta era para colocar as empresas imediatamente no mercado para assegurar a mat?ria-prima para garantir o abastecimento dos clientes e aproveitar os bons pre?os do suco.

 

Por?m aqui no Brasil j? se prev? que o setor industrial concentrado na m?o de tr?s empresas que n?o competem entre si, n?o ver? a necessidade de reajustar o pre?o da laranja.

 

3,00 a 4,00- pre?os que n?o cobrem sequer 50% do custo de produ??o -ser?o obrigados a cumpri-los.

 

Muitos desses contratos, que haviam sido feitos ap?s os furac?es, a pre?os mais altos, foram ?renegociados? e tiveram seus valores reduzidos, no in?cio do ano passado.

 

Resta uma t?nue esperan?a para os produtores que  n?o tiveram seus contratos  renovados.

 

Mas como aconteceu no passado, as ind?strias v?o utilizar os argumentos de que 2010, a ind?stria continua a registrar as exporta?es a US$ 1000,00! Incompet?ncia?

 

Assim o cartel continua a destruir o setor com a coniv?ncia das nossas institui?es.

 Cr?dito: Jornal Impacto

               Bebedouro/SP


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 769
Total: 3.922.338
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/