- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Excesso de umidade afeta a fruticultura

19/02/2010

Publicado em 19/02/2010

O forte calor do in?cio de fevereiro se repetiu em alguns munic?pios no come?o da semana, como Iguape, que registrou as maiores temperaturas do per?odo - a m?xima chegou a 38,2 graus e a m?nima ficou em 23,7 graus. Outros munic?pios, como Taubat?, Presidente Prudente e Campinas, registraram m?ximas de 34,6 graus, 33,7 graus e 33,6 graus, respectivamente.

No meio da semana a massa de ar quente enfraqueceu e ?reas de instabilidade passaram a influenciar nas condi?es do tempo, favorecendo o aumento da umidade e a ocorr?ncia de pancadas de chuvas isoladas, ? tarde.

Mesmo com as altas temperaturas e o baixo volume de chuva, o solo est? bem abastecido de ?gua, se mantendo acima dos 60% na maioria dos munic?pios. Em Presidente Prudente, Franca, Itapeva e Taubat? o total de ?gua dispon?vel no solo ? superior a 80%.

Na regi?o de Ilha Solteira, Ribeir?o Preto e S?o Jos? do Rio Preto o total de ?gua dispon?vel est? entre 55% e 60%. Mesmo abaixo das demais regi?es, este n?vel de umidade n?o chega a afetar o crescimento das pastagens e os cultivos em fase de desenvolvimento vegetativo, como a cana-de-a?car.

? per?odo de colheita da maioria das frutas de clima temperado e o clima que vem predominando desde o come?o do m?s acelera a matura??o dos frutos, obrigando os produtores e antecipar a colheita. As chuvas intensas e frequentes, por?m, prejudicaram o desenvolvimento e a qualidade dos frutos.

A safra de uva est? com problemas de fungo, o que causa perdas na comercializa??o e afeta o pre?o da fruta no atacado. O figo est? com baixa durabilidade no p?s colheita e o clima do fim do ano passado prejudicou as ?reas de caqui, goiaba, manga e abacate.

CITROS

No caso dos citros, embora n?o haja maiores perdas de produ??o, o custo de manuten??o dos pomares deve aumentar por causa da maior incid?ncia de doen?as e pragas, favorecida pelo excesso de umidade. Os produtores enfrentam, ainda, dificuldades na colheita e transporte.

Em per?odo de entressafra, a cana-de-a?car que n?o foi totalmente colhida e sobrou no p? dever? ser colhida nesta pr?xima safra.

 
Autor: Ana Maria H. de ?vila
Cr?dito: Ana Maria H. de ?vila ? pesquisadora do Cepagri/Unicamp. Para mais informa?es sobre tempo e clima, acesse www.agritempo.gov.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 350
Total: 3.920.587
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/