- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


BNDES renegocia débito agrícola

05/03/2010

Da Reda??o

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social (BNDES) divulgou esta semana uma carta-circular comunicando aos agentes financeiros a inclus?o de todas as opera?es de cr?dito de investimentos agr?colas

 O Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social (BNDES) divulgou esta semana uma carta-circular comunicando aos agentes financeiros a inclus?o de todas as opera?es de cr?dito de investimentos agr?colas com recursos do BNDES nas renegocia?es a serem feitas com base na Resolu??o 3.772 publicada pelo Banco Central em agosto de 2009.

Em carta-circular n? 6 de 2009, o BNDES havia impedido os bancos de negociarem qualquer contrato j? renegociado em qualquer per?odo e que ainda esteja sendo pago. A medida praticamente inviabilizou a aplica??o da Resolu??o 3.772, que autoriza os bancos a prorrogarem as parcelas das opera?es de investimentos realizadas junto ao BNDES.

Para realizar a prorroga??o, que n?o inclui a prorroga??o dos juros, o produtor ter? de comprovar a incapacidade de pagamento. O coordenador da Comiss?o de Endividamento da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, lembra que dificilmente se encontrar?, em Mato Grosso, uma opera??o que j? n?o tenha sido renegociada dada as circunst?ncias resultantes dos juros altos, do c?mbio e de frustra?es de safras anteriores.

A retifica??o da posi??o do BNDES demonstra a boa vontade da institui??o financeira em resolver a quest?o do endividamento, que necessita de uma solu??o definitiva , frisa Tomczyk.

A autoriza??o atende ao pedido da Associa??o dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), demais entidades do setor e da Frente Parlamentar da Agropecu?ria (FPA), feito durante reuni?o com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no in?cio de fevereiro.

Na reuni?o com Luciano Coutinho, os representantes do setor rural pediram que o banco atue na coordena??o de ado??o de medidas para equacionar o passivo rural. A participa??o do BNDES nesse processo ? fundamental para acelerarmos um desfecho final para o endividamento , pontua o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.

. EXPECTATIVA - Na pr?xima ter?a-feira, a partir das 9h30, ser? realizada audi?ncia p?blica promovida pela Comiss?o de Agricultura e Reforma Agr?ria (CRA) do Senado. O encontro, requerido pelo senador mato-grossense Gilberto Goellner, visa avaliar a dimens?o da inadimpl?ncia do setor rural com os bancos

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 244
Total: 3.921.046
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/