- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Frente Parlamentar apóia CPI para investigar cartel do suco de laranja

25/03/2010

O deputado estadual Davi Zaia (PPS) voltou a falar na tribuna da Assembl?ia Legislativa sobre o cartel da ind?stria do suco de laranja. Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura ele manifestou apoio ao pedido de CPI protocolado pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), que pretende investigar as den?ncias de cartel, reafirmadas recentemente pelo empres?rio Dino Tofini, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

 

Na entrevista publicada em 15 de mar?o ?ltimo, o empres?rio Dino Tofini, ex-propriet?rio da CTM Sucos, confessou ter participado de reuni?es nas quais os pre?os pagos pela laranja eram acertados de comum acordo. As ind?strias ainda escolhiam os produtores de quem a fruta seria comprada.

 

 O ex-industrial, e atual plantador de cana-de-a?car,  disse que a pr?tica ainda persiste no mercado. As reuni?es, segundo ele, aconteciam todas as quartas-feiras, na sede da Abecitrus (a associa??o que congrega as ind?strias).

 

Nelas se decidia quais produtores teriam suas laranjas comprada. O Estado era distribu?do por regi?es.  A Cutrale ficava com praticamente todo Estado. A Citrovia com a regi?o de Mat?o e a CTM com a regi?o de Limeira.

 

Para Tofini, a pr?tica do cartel ainda persiste porque depois de vender a sua empresa passou a ser plantador de laranja e experimentou da mesma t?tica das ind?strias. Teve que aceitar o pre?o pago pela fruta e amargar o preju?zo. Por esse motivo, ele hoje processa a Cargil, empresa que comprava a sua produ??o.

 

O deputado Davi Zaia defende o aprofundamento das investiga?es que remontam a 2006, quando a SDE (Secretaria de Defesa Econ?mica), em Bras?lia, iniciou as negocia?es. Na sequ?ncia, a Pol?cia Federal recolheu documentos nas ind?strias que comprovavam o cartel. Davi Zaia fez coro ?s den?ncias da Associtrus (Associa??o dos Citricultores), segundo as quais, os produtores de laranja est?o vendendo as laranjas, com preju?zo,  abaixo dos custos de produ??o.

 

 Fonte: Diferencial Assessoria & Comunica??o

Silvano Tarantelli

Tel.: (11) 3586-1806/ 9652-0441

www.diferencialcomunica.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 624
Total: 3.923.129
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/