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Sade - Conhea as vitaminas e nutrientes presentes no suco de laranja - Parte 2

08/07/2006
Pot?ssio

O que faz o pot?ssio?

Pot?ssio ? importante na manuten??o do equil?brio de fluidos e eletr?litos nas c?lulas. Tamb?m auxilia no envio de impulsos nervosos, na contra??o dos m?sculos e libera a energia das prote?nas, gorduras e carboidratos durante o metabolismo.

Considerando-se que o volume de sangue aumenta 50% durante a gravidez, as mulheres necessitam de mais eletr?litos (como pot?ssio e s?dio) para manter o equil?brio desses fluidos extra.

Segundo o Programa Nacional de Educa??o da press?o alta sangu?nea, o pot?ssio exerce uma fun??o importante em nossa sa?de cardiovascular.

A alta ingest?o de pot?ssio ? associada ? baixa press?o sangu?nea e ? redu??o no risco de derrame cerebral.

Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 450 mg de pot?ssio, 13% da quantidade di?ria recomendada.

C?lcio

O que faz o c?lcio?

O c?lcio auxilia no desenvolvimento dos ossos e dentes, regula a press?o sangu?nea e a fun??o muscular.

Segundo pesquisas recentes do USDA, as quantidades de c?lcio ingeridas atualmente pelos jovens s?o insuficientes. A quantidade m?dia ingerida por mulheres entre 20 e 29 anos ? de, aproximadamente, 778 mg/dia e a quantidade m?dia ingerida por homens da mesma faixa et?ria ? de 1075 mg.

Aproximadamente 25% das mulheres com mais de 50 anos sofrem de osteoporose causada pela falta de quantidades suficientes de c?lcio e outros nutrientes que favorecem o fortalecimento dos ossos.

Os ?ndices de adultos com press?o alta tamb?m s?o bastante preocupantes e estudos comprovam que o aumento na quantidade de c?lcio ingerida diariamente ajuda a evitar este problema.

O c?lcio ? extremamente importante para m?es e beb?s durante a gravidez, pois o feto, durante seu desenvolvimento, absorve o c?lcio contido no corpo da m?e, exigindo que ela consuma uma quantidade maior desse nutriente, o que ser? importante para a sa?de de ambos.

O suco de laranja ? uma excelente fonte de c?lcio e n?o cont?m lactose, ao contr?rio dos latic?nios, que s?o a outra fonte principal desse nutriente.

Vitamina B1

O que faz a vitamina B1?

A vitamina B1 ajuda a transformar os alimentos em energia para o corpo e ? necess?ria a todas as c?lulas e tecidos.

Segundo uma pesquisa recente do USDA, as doses ingeridas diariamente por mulheres entre 19 e 50 anos de idade est? abaixo da dose di?ria recomendada, que ? de 1,5 mg.

Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 10% da quantidade di?ria recomendada de vitamina B1.

Niacin

O que faz o niacin?

O niacin, assim como a vitamina B1, ajuda a transformar os alimentos em energia. Outra fun??o deste nutriente ? auxiliar no reparo do DNA. Na gravidez, a exig?ncia deste nutriente aumenta em 30% devido ? demanda de energia pelo corpo da m?e.

Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 4% da quantidade di?ria recomendada de niacin.

Vitamina B6

O que faz a vitamina B6?

A vitamina B6 auxilia o corpo a processar a prote?na e os carboidratos dos alimentos e na produ??o de hemoglobina, uma parte dos gl?bulos vermelhos do sangue que carrega o oxig?nio pelo nosso corpo. Essa vitamina tamb?m auxilia na preven??o de doen?as card?acas.

Um copo de 200 ml de suco de laranja fornece 6% da quantidade di?ria recomendada de vitamina B6.

Magn?sio

O que faz o magn?sio?

O magn?sio ajuda na produ??o de energia e ? necess?rio em mais de 300 sistemas de enzimas em nosso corpo.

Pessoas com baixos n?veis de magn?sio dispendem mais energia e se cansam mais facilmente ao fazerem exerc?cios f?sicos moderados do que pessoas com os n?veis adequados deste elemento. O magn?sio tamb?m ? importante para regular a press?o sangu?nea e contribui para a sa?de dos ossos.

A ingest?o de doses insuficientes de magn?sio pode provocar efeitos negativos na press?o sangu?nea que podem contribuir para o aumento no risco de doen?as cardiovasculares.

O magn?sio trabalha em conjunto com o c?lcio e f?sforo na manuten??o de ossos saud?veis.

Fitonutrientes

O que fazem os fitonutrientes?

Os cientistas acreditam que estes componentes encontrados nas plantas est?o diretamente relacionados com o combate ao c?ncer, envelhecimento precoce e v?rios outros problemas.

Diferentemente dos nutrientes tradicionais (prote?na, gordura, vitaminas, minerais), os fitonutrientes s?o ta ?novos? que as doses di?rias recomendadas ainda n?o foram definidas. No entanto, cada vez mais benef?cios desses nutrientes s?o descobertos. O suco de laranja cont?m mais de 60 fitonutrientes, v?rios deles antioxidantes naturais que os cientistas acreditam auxiliar no combate ao envelhecimento, alergias, infec?es, c?ncer, ?lcera e doen?as card?acas.

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