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Sade - Suco de laranja e controle de triglicrides

04/11/2006
24/07/2006 Novas descobertas muitas vezes acarretam altera?es nas recomenda?es nutricionais. At? 2005, o suco de laranja devia ser evitado por indiv?duos que apresentassem altos n?veis de triglic?rides. Entretanto, a recomenda??o j? mudou. O suco de laranja deve fazer parte da dieta de quem tem n?veis elevados de triglic?rides, diz pesquisa realizada pelo grupo de nutri??o da Faculdade de Ci?ncias Farmac?uticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, no interior de S?o Paulo. O estudo conduzido por esse grupo avaliou durante tr?s meses os resultados da ingest?o di?ria de meio litro de suco em um grupo de 18 homens e 23 mulheres, com idades entre 30 e 60 anos. Ap?s os tr?s meses, foi constatado aumento nos n?veis de colesterol bom (HDL), al?m da diminui??o do colesterol ruim (LDL) e de triglic?rides (mol?culas de gordura) no sangue dos indiv?duos. A coordenadora do projeto, a m?dica Thais Borges C?sar, explica que no suco de laranja existem compostos qu?micos ben?ficos, os flavon?ides, e que provavelmente s?o eles os respons?veis por este efeito, a hesperidina e a naringenina. No entanto, ser?o realizadas mais pesquisas para comprovar o efeito destas subst?ncias. Apesar da descoberta, o que fazer? ? apenas o come?o do dilema para quem tem o problema e busca informa?es sobre a dieta adequada. Mas como na nutri??o o que vale ? o equil?brio, a recomenda??o n?o muda muito. O suco de laranja ? um alimento cal?rico, um copo de 200 ml cont?m aproximadamente 110 kcal, ou seja, se voc? consumir dois copos de suco de laranja por dia, isso significar? 220 kcal, mais ou menos 10% das necessidades di?ria de energia. Ou seja, se por um lado traz benef?cios, por outro lado ir? desequilibrar o card?pio. Exatamente por tal motivo deve-se estar atento ao consumo deste alimento nessa quantidade nos seguintes casos: - Indiv?duos que est?o fazendo redu??o da ingest?o cal?rica para perder peso, - Indiv?duos sedent?rios Para os indiv?duos que praticam atividade f?sica e precisam de um aporte cal?rico maior, dois copos de suco de laranja por dia podem ser uma boa op??o, tudo ir? depender dos outros alimentos ingeridos. Para quem j? apresenta triglic?rides, colesterol e press?o arterial elevada, ? necess?ria uma dieta individualizada e acompanhada por um nutricionista. Quem busca a preven??o destas doen?as, pode incluir o alimento no card?pio, mas deve ficar atento ?s quantidades. Abra?os e sa?de Andrea Galante ? mestre e doutoranda em Nutri??o Humana Aplicada pela USP, e presidente da Associa??o Brasileira de Nutri??o. Escreve quinzenalmente na Folha Online, ?s ter?as-feiras. E-mail: andrea.galante@uol.com.br

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