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Cooperativismo ou associativismo?

15/05/2008

 

Richard Jakubaszko

 

 A pergunta é relevante e oportuna. Isto porque agricultores desunidos estão sempre em dificuldades. Vemos que os sojicultores intensificaram vendas antecipadas da maior parte da produção da safra 2007/08. Em Mato Grosso, cerca de 60%da safra foi comprometida comesse tipo de negociação, enquanto em igual período de 2007 as vendas naquele estado representavam 40%, conforme pesquisas do Cepea. Lembramos que na safra anterior os preços eram normais, mas o Produtor estava em crise, ainda por causa da defasagem cambial.

Considerando que nesta safra a soja atingiu os maiores preços da história, o sojicultor vendeu para pagar dívidas ou fazer caixa. Entretanto, já havia comprometido antes disso parte da colheita antecipadamente, antes de plantar, a valores bem abaixo dos atuais. Em média, recebeu entre US$ 6 e US$8 o bushel, sendo que hoje o bushel vale US$13 na bolsa de Chicago. Muitos produtores perderam grandes chances de recuperar perdas anteriores. Na próxima safra, muita gente vai antecipar menos vendas.

 

Esta não é uma avaliação, é uma análise histórica do que ocorre, safra após safra.

O mercado para soja é promissor até 2010, os estoques de passagem e as previsões de colheita para esta safra e a próxima safra americana não indicam alterações significativas. Nesta safra, o campo não teve prejuízo, mas existe um sentimento de que se poderia ter feito o dobro de dinheiro. O Centro-Oeste, em especial, tem um passivo gigantesco a quitar, e desde 2004 o produtor não conseguia negociar preços acima de R$ 30 a saca (60 quilos), valor alcançado em junho do ano passado. Hoje, o mercado remunera R$40 a saca. Em 2005, esse limite estava em R$ 20 a saca.

Apesar de lamentar as perdas nos ganhos, alguns produtores concordam com a estratégia de fixar preço no cedo, e garantem que continuarão com o mesmo comportamento. Não devemos chorar sobre o leite derramado, é verdade. Entretanto, como se poderiam corrigir essas distorções?

 

Simples: organizando-se e unindo-se os agricultores teriam condições de maior segurança para enfrentar o mercado consumidor. Se vende antecipado, se aumenta área de plantio ou reduz. O melhor

Caminho para isso são as associações de produtores. A soja tem a APROSOJA, com sede em Cuiabá-MT, e talvez pela localização da sede enfrente resistência para conquistar novos associados em outros estados, principalmente do Sul e Centro-Sul.

 

O milho tema partir de 2007 a ABRAMILHO, com sede em Brasília, e seu presidente Odacir Klein promete dinamismo e trabalho para congregar os produtores.

Todavia, falta ?cultura? e tradição entre os produtores rurais brasileiros em se filiar a uma associação.

O curioso, conforme relatam alguns diretores de associações como a APROSOJA, é que os produtores gostam de participar das reuniões, principalmente se a mesma terminar num churrasco, mas são resistentes a pagar uma taxa anual, mesmo que proporcional à sua área de produção.

Nem mesmo chegam a perguntar quais os propósitos e objetivos da associação, perguntam antes em quanto custará à filiação.

É importante informar que uma associação abriga especialistas e estes trabalham com dedicação integral. Estes estarão atentos a tudo o que acontece no mercado internacional, em termos econômicos, sociais e políticos. Com isso poderiam recomendar, ou não, a venda antecipada, a redução ou aumento da área plantada, e evitar prejuízos ou perdas de lucros como observamos na presente safra.

Adicionalmente, as associações podem também detectar tendências no mercado consumidor, enfim, nas entres safras planejariam novos usos e conquista de novos mercados.

Para isso deve haver dinheiro, investimento do próprio produtor, uma pequena parte de cada um, para que a associação possa investir, de forma organizada e planejada, e beneficiar o próprio produtor, independentemente da região onde planta.

Se o produtor ficar na espera da cooperativa nada obterá, até porque essas não são funções de cooperativas, e elas são centenas, espalhadas Brasil a dentro. Do governo, menos ainda. As soluções devem sair de dentro dos seus principais interessados, os agricultores. Caso contrário, ano a ano, safra após safra, assistiremos sempre às notícias de perdas dos agricultores, seja pelo mercado, seja pelo clima, seja pela vontade dos compradores. Este é um hábito e uma mania que o agricultor brasileiro deve repensar, pois a união faz a força. Sozinho o agricultor pode, no máximo, aumentar a produtividade, mas os ganhos obtidos com os investimentos em tecnologia vão parar nas mãos dos consumidores, porque não há união entre os interessados. É assim que vemos o custo da cesta básica para os consumidores urbanos, cada vez mais baixos. Não é bom parar e pensar nesse assunto?

 

Fonte: Revista DBO - www.dboagrotecnologia.com.br

Acesse: http://richardjakubaszko.blogspot.com


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