- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Seção técnica +


A origem e a característica da Laranja

02/11/2008

Pertencente a fam?lia das Rut?ceas (Rutaceae), a laranja ? das uma fruta cultivadas mais importantes do Brasil. Origin?ria da ?sia, mais especificamente da Indochina e sul da China, foi trazida pelos portugueses em meados do s?culo XVII, proveniente das Indias Portuguesas. O cultivo da laranjeira e o uso da laranja remontam a um per?odo de mais de 2 mil anos antes de Cristo, conforme demonstram escritos encontrados na China.

A cultura da laranja, no Brasil, desenvolveu-se muito a partir dos anos 60, quando uma geada sem precedentes destruiu grande parte dos laranjais da Fl?rida, nos Estados Unidos, passaram ent?o a demandar importa?es, o que impulsionou pa?ses como o Brasil a investir nessa cultura. V?rios Estados brasileiros disp?em de consider?vel produ??o de laranjas e demais frutos c?tricos, destacando-se S?o Paulo (principal produtor), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paran? e Goi?s. S?o vastos laranjais produtivos suprindo totalmente as necessidades internas e a ocupar uma boa fatia do mercado internacional.

? uma ?rvore de porte m?dio, podendo atingir at? 8 m de altura, seu tronco possui casca castanho-acinzentada, sua copa ? densa e de formato arredondado. Folhas de textura firme e bordos arredondados, exala um aroma caracter?stico quando maceradas. As flores s?o pequenas, de colora??o branca, arom?ticas e atrativas para abelhas.

Possui fruto de formato e colora??o vari?vel de acordo com a variedade, com casca de colora??o alaranjada, envolvendo uma polpa aquosa de colora??o que pode variar de amarelo-clara a vermelha. Sementes arredondadas e achatadas, de colora??o verde esbranqui?ada. A planta desenvolve-se melhor em climas com temperatura entre 23 e 32 ?C. Vale ressaltar que, em alguns citrus, o vigor e a longevidade das plantas s?o favorecidos por clima mais ameno, bem como a qualidade e quantidade dos frutos. A resist?ncia ao frio varia de acordo com a variedade.

Apesar de n?o ter muitas exig?ncias em rela??o ao tipo de solo - adapta-se tanto a solos arenosos como argilosos - , os tipos mais indicados para o cultivo comercial s?o os areno-argilosos. A laranja n?o tolera solos imperme?veis. Devem ser evitados solos rasos ou que encharcam com facilidade. Para uma melhor adapta??o aos diversos tipos de solos, utiliza-se diferentes tipos de porta-enxertos.

Fonte:http://agricolaepecuaria.blogspot.com/2008/09/origem-e-caracterstica-da-laranja.html


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 659
Total: 3.923.164
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/