- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


O clima e a safra na Florida.

08/01/2010

Por: Fl?vio Viegas

 

A massa de ar frio que provocou intensas nevascas no norte do EUA chegou ? Fl?rida e provocou uma intensa queda de temperatura, que est? causando importantes preju?zos para a agricultura.

A previs?o ? de que as temperaturas dever?o cair ainda mais no final da semana e causar perdas importantes para a citricultura, reduzindo ainda mais a safra que estava estimada em 136 milh?es de caixas, 16% menor que a safra anterior.

-2 C por um per?odo superior a 3h, condi??o necess?ria para provocar o congelamento da laranja. Se estas condi?es forem atingidas nos pr?ximos dias, os preju?zos para os citricultores ser?o grandes porque cerca de 80% da safra ainda est? nas ?rvores.

A partir de outubro, quando foi publicada a previs?o da safra de laranjas 2009/10 da Fl?rida, o valor do suco na bolsa de NY j? subiu mais de 50% e o pre?o recebido pelos citricultores da Fl?rida dever? acompanhar a cota??o da bolsa.

No Brasil era de se esperar que o risco de grande quebra de safra na Fl?rida, associado a uma expectativa de quebra na safra brasileira, devido ao excesso de chuvas e ? falta de tratos culturais  decorrentes dos baixos pre?os da laranja, deveria provocar na ind?stria uma intensa movimenta??o no sentido de antecipar as compras para assegurar o suprimento de mat?ria-prima e se antecipar ao aumento de pre?os. Por?m o que vemos, devido ? verticaliza??o, ? falta de concorr?ncia, ? divis?o dos produtores entre as tr?s empresas do setor, as processadoras n?o demonstram nenhuma urg?ncia em fechar os contratos.

O que antecipamos ? uma repeti??o do que vimos ap?s os furac?es de 2004 e 2005, quando os produtores sem contrato se beneficiaram temporariamente de bons pre?os, mas a maioria dos citricultores, presos aos contratos com pre?os que n?o cobrem 50% do custo de produ??o, foi obrigada a cumpri-los integralmente. Mais uma vez os ganhos ficar?o com a ind?stria.

No dia 24 vamos comemorar o quarto anivers?rio da Opera??o Fanta, pouco depois do deslacramento dos documentos apreendidos na Citrovita,  realizado no dia 8 na SDE em Bras?lia.

Isto decorre da fragilidade de nossas institui?es, algumas falhas e outras corruptas,  que asseguram  todos os direitos aos detentores do poder pol?tico e econ?mico e nenhum direito ?s vitimas.

.

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 234
Total: 3.921.036
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/