- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Apresentadas mudanças na lei de controle do cancro citrico

08/04/2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Representantes de estados produtores de citros participam at? sexta-feira na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Bras?lia, de encontro onde s?o apresentadas propostas de modifica??o da atual legisla??o brasileira sobre controle do cancro c?trico, assunto que interessa a 16 mil citricultores ga?chos.

Causada por uma bact?ria, a praga ataca todas as esp?cies de citros e ? uma das mais graves doen?as da citricultura nacional.

 A principal reivindica??o do Rio Grande do Sul ? que o Minist?rio da Agricultura conceda internamente o mesmo tratamento dispensado aos citros argentinos.

Desde a publica??o da instru??o normativa (IN) n 20, em 2006, o governo federal admite a importa??o de frutos de ?reas onde existe a praga desde que possuam sistema de mitiga??o de riscos de transporte.

No entanto, a Uni?o manteve para os citricultores brasileiros a obrigatoriedade de erradica??o da planta doente e das suspeitas de contamina??o em um raio que varia de acordo com o foco. ?Queremos apenas que o mesmo sistema seja aceito aqui, garantindo igualdade de condi?es?, diz o chefe da Defesa Sanit?ria Vegetal da Secretaria da Agricultura, Paulo Cesar Olovate, ao lembrar os impactos econ?micos e sociais da erradica??o, que j? provocou a elimina??o de pomares inteiros.

O diretor substituto do Departamento de Sanidade Vegetal do Minist?rio da Agricultura, Andr? Peralta, preferiu se manifestar ap?s o t?rmino do encontro.

A doen?a Manifesta-se por les?es em folhas, frutos e ramos e, quando severa, pode provocar a queda de frutos e folhas com sintomas.

As les?es podem ter varia?es nas suas caracter?sticas, podendo ser confundidas com outras doen?as e pragas; Por ser uma praga quarenten?ria, o com?rcio de frutos c?tricos, suco concentrado e seus derivados ? regulamentado por legisla??o internacional e a n?o ado??o de medidas de erradica??o impede o com?rcio destes produtos para pa?ses livres.

Fonte:Correio do Povo/Editado por Agromund


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 261
Total: 3.920.498
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/