- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Clima também deve prejudicar safra da laranja

13/04/2010

A chuva dos ?ltimos meses de 2009 tamb?m ir? afetar os laranjais da regi?o. Para a safra que come?a em maio, a quebra prevista pode chegar a 30% no Estado, segundo o consultor do Gconci (Grupo de Consultores em Citros) Gilberto Tozzati.

A m?dia estadual, deve ficar em 10%, diz a entidade.

?Na regi?o de Taquaritinga, a estimativa ? colher entre 15% e 18% menos que em 2009, diz o presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos.

O Estado de S?o Paulo, maior produtor mundial da fruta, ainda n?o tem uma estimativa oficial da safra, mas ? certo que ela ser? menor, segundo o secret?rio estadual da Agricultura, Jo?o Sampaio.

A explica??o ? a chuva dos ?ltimos meses do ano passado. Al?m do surgimento de fungos no per?odo de flora??o da laranja, a alta umidade alterou o per?odo de aparecimento do psil?deo, transmissor do greening, de dezembro para mar?o, diz o pesquisador do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) Pedro Yamamoto

O efeito s? n?o ? pior para o produtor porque muitos v?m de uma safra ruim, o que achata a base de compara??o, diz Tozatti.

Fonte: Folha de S?o Paulo


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 764
Total: 3.921.566
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/