- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores ganham voz na 30ª Semana da Citricultura.

09/06/2008

 

Sess?o de economia e pol?tica, no ?ltimo dia do evento, constata a realidade do setor produtivo.

  

40,8 kg e dar? ao produtor mais alternativas de comercializa??o.

Antes do presidente da Associtrus, o pesquisador Frederico F. Lopes, do Pensa/USP, em sua palestra sobre ?An?lise de resultados da produ??o citr?cola utilizando ferramentas or?ament?rias?, observou que, a partir de pesquisas da institui??o, foi poss?vel constatar que o pre?o pago pela fruta ? o maior problema do setor produtivo que, diante de dificuldades financeiras, abandona a atividade e deixa de investir nos pomares. A mesma constata??o foi feita pelo consultor Arlindo de Salvo Filho, na palestra ?Custo de produ??o para pomar comercial?, que comparou o produtor a uma ?guia ao frisar a necessidade dele deixar de ciscar atr?s das migalhas e al?ar v?os mais altos.

A 30? Semana foi encerrada com mestria pela pesquisadora Margareth Boteon, do Cepea/Esalq, que abordou as perspectivas e a import?ncia do setor se preparar para uma nova d?cada, onde a sustentabilidade da citricultura se dar? a partir da defesa do patrim?nio e de mecanismos mais transparentes de remunera??o. ?Acredito que 2008 ? um per?odo de transi??o e de abertura de um novo ciclo, menos previs?vel e repleto de desafios?, disse Margareth ao citar alguns fatores que impulsionar?o os pre?os, como encarecimento da produ??o, limita??o da oferta (greening), aumento de choques clim?ticos no Brasil e na Fl?rida e eleva??o do custo de oportunidade; e fatores de pressionar?o os pre?os, como concentra??o do setor produtivo, recupera??o da produtividade da Fl?rida, estagna??o e queda no consumo de suco concentrado, enfraquecimento do d?lar, entre outros. ?O setor dever? ter flexibilidade para adapta?es e, se poss?vel, antecipar-se ?s mudan?as. ? urgente a solu??o de velhos entraves para tornar os acordos de pre?os mais transparentes e flex?veis. H? muita dispers?o de pre?o e isto ? extremamente danoso para o setor?, finalizou Margareth.

Estimativa de safra ? 40,8 kg, para a safra 2008/2009, divulgada no dia 8 de maio pela Secretaria de Agricultura foi questionada pelos produtores ? diretora do IEA (Instituto de Economia Agr?cola), Valqu?ria da Silva que, num primeiro momento, observou que as estat?sticas do IEA se referem ?s informa?es do Estado de S.Paulo como um todo e n?o apenas ao denominado ?cintur?o citr?cola?. Ela tamb?m frisou que haver? outros tr?s levantamentos at? o final da safra e que o n?mero apresentado pela Secretaria ? preliminar. ?Estamos fechando o segundo levantamento, feito no m?s de abril, e, acreditamos que at? o final de junho uma nova informa??o estar? disponibilizada, provavelmente, com ajustes?, declarou Valqu?ria. Sobre as declara?es do secret?rio Jo?o Sampaio Filho, que admitiu rever os n?meros divulgados, Valqu?rida acrescentou que ?? uma preocupa??o do IEA implementar novas ferramentas que auxiliem cada vez mais na depura??o da informa??o. Discutimos com o secret?rio as altera?es que se fazem necess?rias para complementar o trabalho j? realizado pelo Instituto. A metodologia utilizada pelo IEA est? dispon?vel e estamos de portas abertas para troca e coleta de informa?es considerando que n?o produzimos apenas estat?sticas de previs?o de safra?.



[+] Mais Destaques

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 338
Total: 3.920.575
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/