- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Ainda a lei ambiental e outros assuntos.

25/05/2009

Por: Fl?vio Viegas,

Quem acompanhou a entrevista dos ministros da agricultura e do meio ambiente, dia 21/5, no Globo News, pode verificar o grau de conflito que persiste entre os dois minist?rios.

O minist?rio da agricultura concorda com o desmatamento zero para a Amaz?nia, condicionando a compensa??o para os produtores que j? tem direito ? abertura de 20% de sua ?rea.

50 ha e, principalmente, no que diz respeito ?s ?reas ? reserva legal nas ?reas j? consolidadas, isto ? nas v?rzeas e nas ?reas desmatadas h? d?cadas, o que teria um impacto econ?mico e social muito grande.

Na nossa opini?o, n?o se deve abrir m?o da necessidade de recupera??o das matas ciliares, respeitando as faixas estabelecidas na lei em vigor, e prover o produtor de recursos e prazos adequados para que isto seja feito.

Insistimos na id?ia de que se remunere o produtor pelo servi?o prestado na preserva??o do meio ambiente, como j? sugerimos anteriormente, isto deveria ser financiado por todos que desfrutam da prote??o da biodiversidade, e dos demais benef?cios decorrentes da lei ambiental, no Brasil e no exterior.

A Secretaria da Agricultura publicou mais uma previs?o de safra, e como nos anos anteriores, os n?meros s?o muito superiores aos esperados por todos que atuam no nosso setor. Insistimos em cobrar uma explica??o a respeito das diferen?as entre o n?mero de p?s produtivos usados na base de calculo da Secretaria e o n?mero de p?s reportado pela ind?stria. Uma diferen?a de cerca de 30 milh?es de arvores, cerca de 20% entre os dois n?meros ? inaceit?vel, dado que o impacto deste n?mero pode causar uma varia??o de US$1000,00 por t de suco concentrado. Os t?cnicos do USDA adotam em suas previs?es n?meros muito inferiores aos reportados pela estimativa da Secretaria. O fato de que a Secretaria tem sido impedida de entrar nos pomares da ind?stria para fazer a estimativa, demonstra as limita?es que os t?cnicos tem tido para acessar as informa?es, o que se reflete na qualidade da estimativa.

Estamos, desde 2003, cobrando uma melhora no sistema de informa?es do setor. Necessitamos de al?m de uma estimativa de safra confi?vel, todas as informa?es sobre a oferta e demanda, estas informa?es s?o vitais para o planejamento de qualquer atividade dentro da nossa cadeia produtiva.

Tanto o problema da legisla??o ambiental como das informa?es estrat?gicas do setor s? ser?o adequadamente solucionados com uma forte participa??o de todos os que t?m sua economia baseada em regi?es agr?colas.

Fonte: JORNAL IMPACTO

Bebedouro/SP



[+] Mais Destaques

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 365
Total: 3.917.807
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/