- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Morre o empresário Shunji Nishimura, fundador da Jacto.

26/04/2010

Inventor da 1? colheitadeira de caf? do Pa?s, Nishimura fundou a Jacto, imp?rio que fatura anualmente quase R$ 1 bilh?o
Cley Scholz, de O Estado de S. Paulo.

Nishimura mostra polvilhadeira que ele inventou em 1939, em foto de 2004

Tamb?m criou a Funda??o Shunji Nishimura de Tecnologia, em cuja sede o seu corpo est? sendo velado. O sepultamento ser? neste s?bado ?s 17 horas no Cemit?rio Municipal de Pompeia. Em entrevista concedida ao Estad?o em 2008, no centen?rio da imigra??o japonesa, ele contou que ainda tinha planos: "Se eu tivesse mais 100 anos, iria brigar para que todos os estudantes brasileiros tivessem pelo menos um ano de ensinamentos agr?colas".
Nascido em Kioto, veio para o Brasil a bordo do navio Buenos Aires-Maru, Nishimura em 1932. Em 1938, decidiu pegar um trem na Esta??o da Luz e foi at? o ponto final da linha. Foi parar em Pompeia, a 470 quil?metros de S?o Paulo. Durante dois anos, viveu de consertar pe?as quebradas e de vender canecas feitas com latas de ?leo.
Em 1979, lan?ou a primeira colheitadeira de caf? do mundo, num projeto que levou sete anos para ser conclu?do. Denominada Jacto K-3, a colheitadeira ? comercializada at? hoje com inova?es tecnol?gicas, como o GPS. Nishimura completaria 100 anos no dia 8 de dezembro deste ano. O corpo do empres?rio est? sendo velado em Pompeia. Shunji Nishimura deixa 7 filhos, 21 netos e 9 bisnetos.
S?O PAULO - Morreu nesta sexta-feira, 23, ao 99 anos, em Pompeia, no interior de S?o Paulo, o imigrante japon?s Shunji Nishimura, um dos grandes empres?rios do agroneg?cio brasileiro. Inventor da primeira colheitadeira de caf? do Pa?s, fundou a Jacto, um imp?rio que hoje re?ne uma dezena de empresas, emprega 3 mil trabalhadores, exporta para 90 pa?ses e fatura anualmente quase R$ 1 bilh?o. Ele fundou tr?s escolas - o Col?gio T?cnico Agr?cola de Pompeia, uma escola de ensino fundamental e a Escola Profissionalizante Chieko Nishimura, esta, em conv?nio com o Servi?o Nacional da Ind?stria (Senai).


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 628
Total: 3.923.133
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/